Prêmio Professor valoriza atuação de docentes em sala de aula

Jefferson Mercadante conquistou primeiro lugar na edição deste ano

11/11/2019

O projeto “Parar, Sentar, Respirar, Brincar: Mindfullness e Meditação Concentrativa na Educação Infantil”, desenvolvido pelo professor Jefferson Mercadante, foi o grande vencedor da 5ª edição do Troféu Prêmio Professor - Práticas Pedagógicas de Sucesso. Na última sexta-feira (8), em evento realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, ocorreu solenidade que condecorou as 20 melhores iniciativas.

O projeto “Copa do Mundo da Rússia no Nicolau”, realizado pela professora de educação física, Christiane Pacheco Gomes da Silva, conquistou a segunda colocação. Fechando na terceira posição ficou a iniciativa “Empreendendo e Aprendendo”, da docente Carla Benedito Nogueira. Todos os docentes homenageados da noite receberam os troféus das mãos do prefeito Alberto Mourão, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria del Carmen Padin Mourão, a Maruca, da secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, da subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, e da diretora da Divisão de Formação, Marilena Ferreira.

Antes de começarem as entregas dos troféus, os participantes assistiram a apresentações de dança das alunas da EM Porto das Artes, coordenadas pela professora Raquel Meneses. Para encerrar a noite de comemorações, a Secretaria de Educação fez a divulgação da regista digital “Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso”. Os três projetos vencedores foram transformados em artigos e publicados no periódico, junto com demais práticas da Seduc, e estão disponíveis para acesso no site Cidadão PG.

Práticas de Sucesso - O professor Jefferson Mercadante desenvolveu o projeto “Parar, Sentar, Respirar, Brincar: Mindfullness e Meditação Concentrativa na Educação Infantil” nas EMs João Gonçalvez, Idalina da Conceição Pereira e Layde Rodrigues Reis Loria. Feliz com o resultado alcançado, o docente fez questão de agradecer a oportunidade de participar do Troféu Prêmio Professor. “Trata-se de uma plataforma para continuar lutando”, destacou.

Premiado com projeto desenvolvido em seu primeiro ano de atuação na rede, Mercadante afirmou que o Prêmio Professor amplia a capacidade de atuação dos professores. “Poder compartilhar com demais colegas esse projeto e depois receber o feedback de docentes que de alguma forma tentaram replicar a iniciativa foi muito gratificante. Isso mostra que a educação se renova pelas mãos dos professores”, concluiu.

Com uma verdadeira torcida, assim como ocorria nos estádios que receberam as partidas da Copa do Mundo, a professora Christiane Pacheco fez questão de dividir o prêmio do segundo lugar com toda a equipe da EM Nicolau Paal. “Foram eles que me encorajaram a fazer a diferença para os nossos alunos. Toda a comunidade escolar, os funcionários e a equipe técnica da unidade mergulharam de cabeça no projeto”.

O projeto “Copa do Mundo da Rússia no Nicolau” foi desenvolvido com os alunos do Infantil I e II da EM Nicolau Paal, no período de abril a dezembro do ano passado. Tendo como pano de fundo o futebol, um dos esportes mais amados em todo planeta, a docente trabalhou com os pequenos, questões culturais e geográficas alusivas aos 32 países que participaram da edição realizada na Rússia.

Professora das EMs Estina Campi Baptista e Fausto dos Santos Amaral, Carla Benedito Nogueira destacou que o Prêmio Professor permite aos docentes irem além. “Após colocar em prática a iniciativa, para alguns de nós, o grande desafio é o de ser avaliado. E o Prêmio faz justamente isso com a gente. Tira-nos da zona de conforto e faz com que a gente cresça. Ainda mais ao permitir que compartilhemos nossas iniciativas com os colegas de profissão”.

Caminho certo – Para a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, o Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso demonstra a evolução pedagógica da rede municipal de ensino de Praia Grande. “Basta avaliarmos a qualidade e complexidade dos projetos inscritos. Apostamos em iniciativas como essa que faz com que os nossos professores desenvolvam práticas exitosas. Trata-se de uma aprendizagem cada vez mais eficaz”, enalteceu.

O prefeito Alberto Mourão fez questão de parabenizar o interesse dos docentes em participar do Prêmio Professor. De acordo com o chefe do Executivo, estar engajado em iniciativas como essa mostra que o profissional abraçou a sua missão de ensinar. “Os docentes que fizeram questão de participam dessa iniciativa demonstram na prática uma política favorável ao aprendizado. E isso sim fará a diferença ao futuro dos nossos alunos”, enfatizou.

Diferencial - O Troféu Prêmio Professor condecora as 20 iniciativas que participaram da votação durante a 9ª Jornada Pedagógica. Os três primeiros colocados, além de receberem o troféu, também recebem como prêmio a promoção no Plano de Carreira do Magistério e têm os projetos publicados na revista online “Práticas de Sucesso” que fica veiculada no site do Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br).

O concurso Prêmio Professor permite que professores da rede municipal inscrevam suas iniciativas pedagógicas que obtiveram resultados positivos em sala de aula. As iniciativas selecionadas são expostas durante a Jornada Pedagógica pelos próprios autores em oficinas aos demais educadores que atuam na rede, que atribuem notas elegendo assim os melhores projetos. Na quinta edição, o Troféu contou com a participação de 30 docentes concorrendo.