Cerca de 50 servidores participam de treinamento para Brigada de Incêndio

Curso ocorreu na terça-feira (19) e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros

21/11/2019

Cerca de 50 servidores públicos, de seis secretarias municipais, participaram do Treinamento de Brigada de Incêndio. A atividade ocorreu na terça-feira (19), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. A ação ocorreu em cumprimento a uma das especificações técnicas para emissão do Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB) e contou com parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), a Defesa Civil de Praia Grande e o Corpo de Bombeiros.

Os servidores que participaram da capacitação são oriundos de diferentes cargos e atuam nas secretarias de Educação, de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), de Esportes e Lazer (Seel), de Assistência Social (Seas), de Serviços Urbanos (Sesurb) e de Cultura e Turismo (Sectur). Primeiro, os funcionários assistiram a parte teórica das explicações e depois colocaram em prática o que acabaram de aprender.

Durante a atividade, os servidores aprenderam detalhes como, por exemplo, identificar o tipo de extintor e para qual material em combustão pode ser usado. Os funcionários conheceram também as três formas de se apagar o fogo (abafamento, resfriamento e retirada de material) e como manusear um extintor em caso de princípio de incêndio.

De acordo com o comandante do 1º Posto de Bombeiros de Praia Grande, o primeiro tenente João Carlos Alves de Carvalho, a capacitação técnica oferecida atende ao requisito da Instrução Técnica número 17, prevista no Decreto Estadual 56.819, de 10 de março de 2011. “No treinamento buscamos mostrar aos educadores a forma correta de usar o extintor e o hidrante, o jeito certo de fazer evacuação de área e quando acionar o alarme de incêndio”, destacou.

AVCB – Atualmente, há uma comissão técnica, criada por meio do Decreto Municipal nº 6270/2017, destinada a realizar os procedimentos necessários para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Presidida pelo diretor do Departamento de Obras de Educação, Diego Jorge de Melo Lacerda, a comissão também conta com a participação dos engenheiros Normélia Carvalho Luz, Luciano Gomes Souza e Ricardo Fontes Cruz. Todo este trabalho de orientação e trâmites necessários relacionado à prevenção e combate à incêndio nos edifícios ocupados por servidores municipais (mais de 200 edificações) passam por essa comissão.