Cerca de 500 pacientes estão sendo operados no Ação Integrada de Cirurgias de Catarata

Programa vai zerar fila de espera do Estado

29/11/2019

O Programa de Ação Integrada de Cirurgias de Catarata já iniciou a segunda fase e cerca de 500 pacientes já estão realizando o procedimento. As cirurgias acontecem de quinta (28) até segunda-feira (2). Em paralelo, um novo grupo de pacientes já está realizando exames pré-operatórios, o que vai totalizar em torno de 800 beneficiados pelo Programa.

Com um investimento de aproximadamente R$1,5 milhão em recursos próprios, a cidade vai zerar a fila de espera que é de responsabilidade do Estado. “O principal objetivo da Administração Municipal é devolver a qualidade de vida a essas pessoas que, por não enxergarem direito, deixam de realizar muitas atividades do dia a dia”, explica o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Os procedimentos estão sendo realizados por uma Unidade Móvel está localizada no Espaço de Eventos Jair Rodrigues e essa é a segunda vez que a Cidade recebe o equipamento. Em 2018, mais de 2 mil cirurgias também foram realizadas com investimentos municipais.

A unidade possui 75m² divididos em dois consultórios médicos, um centro cirúrgico, sala de exames oftalmológicos e recepção, além de equipamentos de última geração. Quatro médicos cirurgiões, duas enfermeiras, cinco técnicos de enfermagem e seis funcionários de apoio compõem a equipe.