Praia Grande define ações de limpeza da orla para a temporada de verão e Réveillon

Manutenção da praia durante a virada do ano envolverá 700 funcionários

3/12/2019

A Prefeitura de Praia Grande está preparando um esquema especial de limpeza da orla para a virada do ano. Durante o Réveillon 2019/2020, serão mais de 700 funcionários atuando nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de aproximadamente 40 caminhões e 22 maquinários específicos. A ação é coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e, durante a virada do último ano, cerca de 600 toneladas de itens foram recolhidas no período.

Além disso, a partir de 15 de dezembro, a ação já será intensificada, com aproximadamente 400 funcionários atuando exclusivamente na limpeza da praia sempre a partir das 19 horas. Na orla, serão instaladas também caçambas de 1.000 litros que somadas às lixeiras do calçadão poderão ser utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia. A ação intensificada deve seguir até dia 31 de janeiro.

Para realizar o trabalho de forma ágil, a manutenção é setorizada e é feita pela Divisão de Limpeza da Orla (Regional 2) no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. As equipes são divididas em três: a de limpeza do calçadão, a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).

O secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Katsu Yonamine, lembrou que a Cidade costuma receber muitos turistas no verão e a praia é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados, por isso a necessidade da intensificação da limpeza. “A Prefeitura faz a parte dela, mas é preciso que as pessoas se conscientizem e que não descartem o lixo fora das lixeiras. Uma garrafa quebrada, por exemplo, tem seus cacos misturados à areia e torna-se uma armadilha quase invisível para todos, principalmente crianças”.