Caminhada Ecoação visa a conscientizar sobre cuidados ao meio ambiente

Alunos de dez escolas percorrerão as ruas da comunidade

3/12/2019

Foto Indisponivel

Para dar continuidade às ações iniciadas com a Gincana Verde das Escolas Municipais, a Secretaria de Educação (Seduc) prepara mais uma iniciativa envolvendo alunos. Cerca de 300 estudantes, de dez unidades de ensino, participam da Caminhada Ecoação. A atividade ocorre na quinta-feira (5), a partir das 9 horas, onde os jovens percorrerão as ruas com objetivo de conscientizar turistas, moradores e comerciantes sobre o descarte correto do lixo.

A atividade de conscientização terá cerca de 1h30 de duração. Participam da Caminhada alunos das EMs Estina Campi Baptista (Bairro Canto do Forte), São Francisco de Assis (Boqueirão), Professor Fued Temer (Guilhermina), João Gonçalves (Aviação), José Padin Mouta (Tupi), Lions Clube Ocian (Ocian), Governador Franco Montoro (Maracanã), Vereador Felipe Avelino (Caiçara), Ana Maria Babette Bajer Fernandes (Real) e Cidade da Criança (Cidade da Criança).

No dia, os alunos caminharão pelas ruas da comunidade em direção à praia. Durante o percurso, o grupo abordará turistas, moradores e comerciantes com o intuito de conscientizá-los sobre a coleta seletiva, descarte correto de materiais inservíveis, preservação da limpeza das vias e praias bem. Ao chegarem no calçadão da orla a Ecoação continua com os jovens transmitindo os mesmos conceitos a quem por ele passa.

Com a atividade, a Secretaria de Educação tem como foco principal apresentar os alunos da rede municipal como protagonistas envolvidos na evolução de uma sociedade que zela por sua cidade. “Trata-se de uma oportunidade de as escolas fecharem em grande estilo um projeto tão grandioso como foi a Gincana Verde”, destacou a diretora da EM Vereador Felipe Avelino, Leni Angeli Vale de Lima Muniz.

“Isso porque a Ecoação envolverá não apenas os alunos, mas também a sociedade como um todo a partir do momento em que as crianças abordarem os moradores e comerciantes nas ruas”, completou Leni Muniz. “Somos uma Cidade turística, que recebe alto número de visitantes ainda mais no verão. Então precisamos orientá-los para que eles façam a parte deles ao descartar de forma correta o lixo, por exemplo”.

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, essa será uma ação piloto. “Na reunião com as diretoras das unidades envolvidas, a proposta foi além. Estamos estudando a possibilidade de promovermos um calendário mensal de caminhadas em vésperas de feriados e ou finais de semanas, intensificando o pertencimento local. Desta forma, transmitiremos o prazer de se morar numa cidade como Praia Grande”.