Centro de Zoonoses implanta projeto de separação de lixo para reciclagem

Ações foram motivadas por palestra realizada na Prefeitura

5/12/2019

A preocupação com o meio ambiente e com a separação do lixo reciclável está cada vez mais presente na vida das pessoas e agora também dentro das repartições públicas. Pensando nisso, em novembro, a Prefeitura de Praia Grande realizou uma palestra para os servidores com o tema “Coleta Seletiva nas secretarias municipais” e a boa notícia é que a ideia foi bem aceita e se disseminou.

Nessa quinta-feira (05) foi o dia que os servidores que trabalham no Centro de Controle de Zoonoses oficialmente começaram o projeto de educação ambiental e separação do lixo. Para marcar a data, todos se reuniram para uma palestra e responderam questionários sobre reciclagem, a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto. Além disso, o prédio ganhou uma nova lixeira feita pela equipe para descarte dos materiais.

A agente administrativo Ariane Cristina Salerno Alcântara, explicou que, mesmo antes da palestra, a unidade já separava latas para reciclagem. Depois de comparecer ao encontro realizado na Prefeitura, ela e a servente Cecília Aparecida Escrig da Silva resolveram falar com a diretora Maria Fernanda Gonçalves para que a separação do lixo fosse feita na Zoonoses.

Para Ariane, a pessoa que mais precisava apoiar a ação era a servente Cecília por impactar diretamente no trabalho dela que é a limpeza do prédio. Outro passo era mostrar para os outros funcionários que separar o lixo não era difícil.

Com o apoio da diretora, o primeiro passo foi colocar uma lixeira pequena para descarte de lixo orgânico. A ideia era que as pessoas não conseguissem descartar embalagens grandes. “Mesmo com essa iniciativa, a gente sabia que só isso não iria ser suficiente, por isso fomos pesquisar para que tivéssemos mais informações e, assim, fosse possível fazer todo um trabalho de educação ambiental”, explicou Ariane.

Com a nova lixeira confeccionada pela equipe, e após e palestra de hoje, os funcionários que trabalham na Zoonoses já estão dando um passo à frente na separação do lixo. O projeto também conta com informativos distribuídos pelo prédio sobre a reciclagem. “Essa reunião de hoje é importante porque muitos ainda têm dúvidas sobre a separação do lixo. Por exemplo, alguns não sabem que depois que você usa um guardanapo, ele passa a ser lixo orgânico e não é mais reciclável”, complementou Ariane.

A servente Cecília, que já era responsável pela arrecadação de latas, contou que a aceitação dos servidores foi boa e que depois da palestra na Prefeitura teve mais motivação para apoiar e disseminar a ideia da separação do lixo. Segundo ela, todos estão aprendendo novos hábitos. “No meu trabalho, o principal impacto é o lixo ficar mais fácil de manusear”.

A diretora de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves, ficou feliz e resolveu ajudar na implantação da ideia porque tanto Ariane quanto Cecília ficaram empolgadas com a ideia.
Ela conta que Ariane sempre foi ligada à biologia e Cecília sempre se preocupou com a questão do desperdício de sacos plásticos, economia de energia elétrica, entre outros fatores. “Nos reunimos para esclarecer dúvidas e, a partir disso, realmente mudar o prédio todo. Colocamos a lixeira nova para os recicláveis, distribuímos informativos pelo prédio, tiramos as lixeiras individuais do escritório e, com isso, a partir de hoje faremos do nosso ambiente de trabalho um local mais sustentável”.