Dia do Médico de Família e Comunidade é comemorado com 100% de cobertura da população em Praia Grande

Cidade é referência nacional em Estratégia de Saúde da Família

5/12/2019

Com uma estrutura de Atenção Básica de destaque nacional, Praia Grande comemora o Dia do Médico de Saúde da Família e Comunidade (5 de dezembro) cobrindo 100% de sua população na Estratégia de Saúde da Família.

Com 28 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e mais duas em construção, além de 9 Academias da Saúde, a Atenção Básica do Município ganhou visibilidade. Somente nos últimos três anos, a Cidade ganhou oito novas Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e ótima estrutura. A Cidade tem 94 equipes do Estratégia Saúde da Família, o que faz da Cidade, um exemplo para todo o país.

Outro ponto de destaque são os programas de Residência Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional. “Os dois programas, a Residência Médica e a Multiprofissional, são referência para a Baixada Santista e não contam com apoio de nenhuma instituição educacional, eles foram implantados no município devido à competência técnica da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande. O nosso grande diferencial é que abrimos concurso público para médico especialista em Saúde da Família, o que valoriza o profissional e o atrai para a cidade. Por isso, temos muito o que comemorar e parabenizar os médicos de saúde da família e comunidade do município”, pontua o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Médico de Família - A Medicina de Família é uma especialidade médica reconhecida no país desde 1976. Um dos principais diferenciais dessa especialidade em relação às demais é abordagem integral do paciente. “Acompanhamos as pessoas ao longo da vida, desde a gestação até o último dia de vida, não importa idade, gênero ou problema de saúde que elas apresentem. O médico de família mantém sua responsabilidade pela pessoa e a comunidade onde atua, mesmo quando esses vão a outros níveis de atenção, alguma outra especialidade, por exemplo, como cardiologia, ginecologia e outros. Nossa principal ferramenta é a relação médico-pessoa que vai desde a prevenção, tratamento e cura, até cuidados paliativos quando essas pessoas já estão em idade avançada e necessitam, mais do que nunca, de dignidade e respeito”, explica Carlos Alberto dos Santos Gomes, especialista em Medicina de Família e Comunidade desde 2007, médico regulador de assistência da Rede Municipal e coordenador da Comissão de Residência Médica de Praia Grande.

Ele finaliza parabenizando todos os médicos de família. “Parabenizo todos os profissionais, em especial, os de Praia Grande, pela entrega, responsabilidade e excelente trabalho realizado no Município”.

Concurso Público – O Município de Praia Grande abriu o Concurso Público nº 004/2019 para o preenchimento de 10 vagas de médico de saúde da família e comunidade. O período de inscrição vai até 2 de janeiro. Os boletos podem ser pagos até 3 de janeiro, respeitando o sistema de compensação bancária.

Já as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 26 de janeiro. As inscrições são feitas apenas pela internet e o candidato é responsável por imprimir e pagar o boleto referente à taxa de inscrição. O edital com todas as informações do concurso está disponível no botão “Serviços Online” do site do Município (www.praiagrande.sp.gov.br) ou ainda no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – Ibam (www.ibamsp-concursos.org.br).

Processo Seletivo de Residência Médica - As inscrições para o processo seletivo do Programa Municipal de Residência em Medicina de Família e Comunidade 2020 já estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia nove de janeiro, pela internet.
A previsão é de que as provas serão realizadas no dia 11 de janeiro de 2020. De acordo com edital, estão disponíveis 12 vagas de R1 com início já no mês de março de 2020.

A Residência Médica é um curso de pós-graduação com duração de dois anos e podem se candidatar aqueles que concluíram a graduação plena realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros requisitos expostos no edital.
Tanto o edital quanto o link para inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br).