Dança da EM Porto das Artes faz verdadeiro espetáculo na Mostra Cultural da Seduc

História do samba e musicais do cinema marcaram noite de apresentação

6/12/2019

Um resgate cinematográfico dos musicais que marcaram época e a história do samba foram o pano de fundo das duas sessões de dança apresentados no palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes. Os números ficaram a cargo dos dançarinos mirins do período da manhã e da tarde da EM Porto das Artes. Os espetáculos fazem parte da programação da Mostra Cultural da Secretaria de Educação (Seduc), que ocorre até quarta-feira (11).

Com o espetáculo “Musicais em Cena”, os alunos da turma da tarde da EM Porto das Artes levaram o público a uma viagem que resgatou grandes musicais. O Mágico de Oz, Grease – Nos Tempos da Brilhantina, O Fantasma da Ópera, entre outros, foram alguns dos longas reproduzidos nas coreografias elaboradas pelas professoras Raquel Menezes, Ângela Nobre e Marcela Silvério. A apresentação com 1 hora e 45 minutos de duração marcou a despedida de sete alunas que completam a idade limite para participar do programa SuperEscola Cultural.

Entre as jovens que se despedem da Mostra Cultural estava a estudante Thais Cabral, 15 anos. Para a estudante, um turbilhão de sensações e pensamentos marcou o espetáculo. “Foram cinco anos e meio como aluna do Porto. Onde eu pude formar minha segunda família, representar e trazer troféus para a Cidade em competições, conhecer outros lugares como a Argentina. Tudo isso, eu nunca esquecerei. Agora quero continuar a dançar e procurar novas oportunidades”.

As jovens que se despedem das aulas servem como referência para as meninas mais novas que participam do grupo. Caso da Gabrielly Bonfim de Lucena Santos, 9 anos, que apesar da pouca idade mostrou boa desenvoltura no palco. “É muito gratificante poder fazer parte do grupo. Ver nossos pais aplaudindo e comemorando a cada coreografia é maravilhoso. Sentiremos falta das alunas que saem hoje. Elas servem como exemplo para a gente”.

Chave de ouro – Na segunda sessão, um dos ritmos mais populares do nosso País foi homenageado. Com o espetáculo “Ê Samba ê, ê samba á”, as alunas da EM Porto das Artes, período da manhã, reverenciaram o samba contando toda a sua história. As coreografias ficaram por conta das professoras Fernanda Iannuzzi, Mariana Moreira, Ângela Nobre e Marcela Silvério. A apresentação contou com a participação dos percursionistas da organização não governamental (ONG), Ritmo de Favela.

No palco, as alunas resgataram a origem do samba. Mostrando desde a chegada dos escravos e também com as religiões de matrizes africanas que foram o berço do nascimento de um dos ritmos mais populares. Depois, já mais à frente na história, a influência e mudanças que passou quando a alta sociedade começou a se familiarizar com o batuque do pandeiro. Por fim, o grupo trouxe em evidência a música feita pelas escolas de samba.

De acordo com a professora Fernanda Iannuzzi, a dança serve como instrumento de educação, onde os alunos podem ter acesso a diferentes culturas como foi o caso do samba. “Através do nosso corpo buscamos contar essa história tão marcante em nosso País. Por isso, mostramos a raiz do samba. De onde ele veio, esse ato de resistência. Danças de raízes africanas fazem parte da nossa cultura e merecem todo o nosso respeito”, destacou.

Agenda – Até quarta-feira (11), os alunos da EM Porto das Artes e do SuperEscola Cultural Tupi sobem ao palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez e do Auditório Jornalista Roberto Marinho. Confira abaixo a programação completa:

Quinta-feira (5)
Espetáculo de Dança “O Mundo Mágico do Circo”
Horário (duas sessões) – 17h30 e 19 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã e da tarde de dança do SuperEscola Cultural Tupi

Segunda-feira (9)
Espetáculo de Violão “Do Erudito ao Popular”
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Artistas – Alunos da tarde do violão do SuperEscola Cultural Tupi

Terça-feira (10)
Espetáculo de Violão “Guitar Hero”
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Artistas – Alunos da manhã de violão do SuperEscola Cultural Tupi

Quarta-feira (11)
Espetáculo de Teatro “My Dolls” e “O Menino que Virou História”
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã do violão da EM Porto das Artes

Endereços - O Teatro Municipal Serafim Gonzalez fica no Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. Já o Auditório Jornalista Roberto Marinho está situado na Rua José Borges Neto, 50, Mirim.

SuperEscola – A Escola Municipal Porto das Artes e o Núcleo SuperEscola Tupi oferecem atividades musicais, de dança e de teatro graças ao programa SuperEscola Cultural. Ligado ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), o programa disponibiliza diversas atividades esportivas e culturais no contraturno escolar em vários polos espalhados pela Cidade.