Projeto da Guarda Civil promove dias de diversão a crianças acolhidas

Programação começa nesta quarta-feira (11) e vai até dia 20

11/12/2019

Mais uma vez, os guardas civis que integram o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, prepararam uma programação especial para cerca de 50 crianças e adolescentes atendidos nas unidades da Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis. O projeto Anjos da Guarda conta com a participação de guardas de praticamente toda a corporação, já que são feitas visitas e passeios com vários grupamentos.

O objetivo é ampliar a atuação do Gape para além das salas de aula do Projeto Ensinando a Viver, alcançando também crianças que tiveram seus direitos violados e estão acolhidas nas instituições do Município.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o guarda Eli de Moura Veronez, serão oito dias de atividades que unem conhecimento e diversão. “A ideia é levar essas crianças para conhecer lugares da Cidade e equipamentos da Administração Municipal, aliando conhecimento e diversão. Faz bem para eles e para nós também”.

Ele explicou ainda que graças a doações feitas pelos guardas, foi possível montar sacolinhas de Natal e também garantir o lanche das crianças nos passeios. “Todos se sensibilizaram. É uma época que mexe com todos e sabemos que muitas dessas crianças passarão as festas de fim de ano sem sua família e sem a perspectiva de serem adotadas até lá”.

Veronez agradeceu ainda a colaboração do Litoral Plaza Shopping, do Cinesystem, do restaurante Giraffas, do Park & Games e de um empresário que cedeu passeios de banana boat e stand up paddle.

A parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas) acontece desde 2015 e foi sendo adaptada ao longo dos anos, sempre aliando conhecimento e lazer.

A programação teve início nesta quarta-feira (11) com uma visita ao Instituto Biopesca, localizado no Canto do Forte, cuja missão é promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção a partir de pesquisas e ações de educação ambiental.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 12, às 10 horas: visita à base da Guarda Costeira e passeio de banana boat e stand up;
Dia 13, às 10 horas: Sessão de cinema no Cinesystem;
Dia 16, às14h30: visita aos grupamentos Romu e Romo;
Dia 17, às 9 horas: visita à Fortaleza de Itaipu;
Dia 18, às 10 horas: visita ao Parque da Cidade;
Dia 19, às 9 horas: visita à Escola Ambiental, localizada no Portinho;
Dia 20, às 11 horas: passeio ao Parks & Games e lanche no Giraffas, ambos no Litoral Plaza Shopping.