Orla entre os Bairros Mirim e Solemar recebe nova iluminação

Entrega oficial aconteceu na noite de sexta-feira (13)

16/12/2019

A Prefeitura de Praia Grande entregou na última sexta-feira (13) as obras de ampliação da iluminação da orla, entre os Bairros Mirim e Solemar. A inauguração faz parte da programação do aniversário de 53 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, que conta com diversas atividades até o dia 19 de janeiro. O projeto de iluminação conta com a instalação de luminárias e projetores de LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) em aproximadamente 13 km da via.

No trecho total da obra são cerca de 600 postes e destes 100 novos foram instalados. São 2.420 luminárias de LED de 150W, além de 30 projetores de LED de 400W. O trabalho de iluminação foi coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e integra as obras de revitalização do calçadão da praia, que além da nova iluminação ainda conta com melhorias nas câmeras de vigilância, no solo e paisagismo.

Entre as vantagens da utilização da iluminação LED estão ampliação de sua vida útil, custos de manutenção reduzidos, alta eficiência, resistência a impactos e vibrações, além de ser ecologicamente correto.

Presente na entrega da obra, o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, destacou que a obra está dando uma cara nova para a orla. “Além de trazer mais beleza, ainda garante mais segurança aos arredores, com a ampliação da visibilidade das câmeras de vídeomonitoramento, que, inclusive, também estão sendo ampliadas no local”.

Moradores do trecho também aprovaram os trabalhos. Foi o que afirmou a aposentada Celia Marina Petroli, de 69 anos, ela explica que mora há vários anos próximo a orla e que acompanhou toda a ação no local. “Melhorou demais. Hoje em dia a gente consegue passear na praia sem preocupação”.

A comerciante de 40 anos, Cristina Silva de Menezes, explica que para ela, que tem uma lanchonete na avenida da praia no Bairro Maracanã, a nova iluminação foi essencial. “Ficou muito mais bonito, tem mais movimento e sensação de segurança. Gostei muito dessa melhoria”.

E a dona de casa Adalgiza Dias da Silva Cabral, de 64 anos, explicou que as mudanças valorizaram o bairro. “Agora consigo até caminhar na orla e ver o mar. É lindo demais. Tenho certeza que todo mundo que, assim como eu, mora nesse trecho ficou muito feliz com essa nova iluminação”.

Programação de aniversário – Na área de saúde, está prevista a entrega do ambulatório do Hospital Irmã Dulce, ampliação da Usafa Aviação, aumento no número de vagas da Residência Médica, além de entregas de equipamentos de unidades de saúde. Toda a ação visa oferecer um serviço de ainda mais qualidade para a população.

Para segurança, está prevista a entrega de 14 viaturas para a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), que junto com os novos guardas que foram incorporados à equipe, ampliarão o sistema de proteção ao patrimônio público, além de apoiar as ações realizadas pela Polícia Militar no ordenamento da Cidade. A entrega das sedes da Delegacia de Defesa da Mulher, 3º Cia e Delegacia Seccional completarão o pacote na área de segurança.

Dentre diversas obras e serviços de melhoria da infraestrutura de Praia Grande, durante as celebrações do aniversário da Cidade está prevista a entrega das obras de revitalização da Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, entre os Bairros Ribeirópolis e Melvi; a remodelação de nova etapa da Avenida do Trabalhador; pavimentação de vias dos Bairros Real e Flórida; e urbanização do Canal Miami Paulista e vias de seu entorno, no Bairro Melvi.

A entrega parcial das obras de revitalização da Via do Cidadão, que beneficiam quatro bairros (Melvi, Samambaia, Esmeralda e Ribeirópolis), com avenida mais larga, calçadas modernizadas e faixa exclusiva para as linhas de ônibus integra a lista de entregas do aniversário da Cidade.

A limpeza urbana da Cidade ganhará um reforço com a chegada de novos caminhões, que serão incorporados à frota municipal, aprimorando as ações realizadas no Município. Além disso, Praia Grande também ganhará nova unidade Ecoponto, agora no Bairro Antártica (loteamento São Jorge), que será o 18º em funcionamento na Cidade. E o Orquidário Municipal, localizado dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo, está recebendo ampliação de trecho anexo, melhorias na iluminação e ventilação, e todo trabalho deve ser entregue durante o período de aniversário do Município.

Outra importante obra a ser entregue é a remodelação da Praça Horácio de Oliveira Netto, situada na Avenida Guilhermina, em frente a Capela São Judas Tadeu, Bairro Guilhermina. A chamada “Praça Ecológica” contará com novo espaço e priorizará a sustentabilidade, eficiência energética e acessibilidade.

E no dia 19 de janeiro, para encerrar as atividades especiais, e celebrar a data de aniversário de Praia Grande, será realizada a 3ª Caminhada dos Emancipadores, partindo pela manhã no Bairro Boqueirão e seguindo até a Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte. Na mesma oportunidade serão entregues medalhas de honra ao mérito a pessoas que ajudaram a construir Praia Grande, além de grandes nomes da Cidade. Para fechar a noite, espetáculo teatral e show do cantor Wesley Safadão e KVSH prometem agitar quem estiver no projeto Estação Verão Show.