Usafa Rio Branco oferece palestra sobre cuidados com alimentação

Orientação foi dada principalmente ao público hipertenso e diabético

17/12/2019

Foto Indisponivel

Um bate-papo bastante descontraído e informativo a respeito dos cuidados com a alimentação, sedentarismo, atividade física e saúde bucal marcou a palestra realizada para os pacientes hipertensos e diabéticos na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Rio Branco, nessa terça-feira (17).

Conduzida pelo professor de educação física da Academia da Saúde, Fernando Carneiro, pela nutricionista Camila Ribeiro e pela dentista da unidade Lana Nery, a palestra abordou vários temas. Em destaque, a importância de se fazer exercícios regularmente e ter um maior controle sobre os alimentos que se consome. "O X da questão é a disciplina. Precisa cuidar da higiene bucal, fazer atividade física, ter um maior controle na alimentação, pois tudo em excesso faz mal. E temos que ter consciência do que se come todos os dias", alertou o professor Carneiro.

A nutricionista Camila Ribeiro apresentou em detalhes o impacto da hipertensão arterial e da diabetes na saúde e deu dicas de como fazer para reduzir o consumo de sal na refeição, fato que rendeu muitas dúvidas respondidas pela profissional. Como exemplo, ela sugeriu que, durante o preparo dos alimentos, sejam trocados os temperos prontos por temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, salsão, entre outros. "Não adianta fazer uma dieta muito restritiva. É preciso mudar o estilo de vida gradativamente ", disse.

Diabetes e saúde bucal- Por fim, a dentista Lana Nery trouxe diversas orientações sobre os cuidados com a higiene bucal e tratou das doenças que podem afetar os diabéticos que não cuidam dos dentes, como sangramento gengival, periodontite, entre outros.
A palestra teve como principal objetivo preparar os pacientes para a continuidade das atividades realizadas na Academia da Saúde em 2020, mantendo a população motivada a buscar uma melhor qualidade de vida.

Unidade – A Usafa Rio Branco fica localizada na Rua Hugo de Carvalho Ramos, 1501. Inaugurada em 2016, a unidade é referência neste tipo de atividade. A ideia da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande é ampliar o projeto para todas as Usafas incentivando, desta forma, a prática de exercícios físicos.

Atenção Básica - A Atenção Básica do Município conta com 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas). As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura. A Cidade tem 94 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.