Programa De Olho no Futuro encerra o ano com 211 óculos doados

Nesta terça-feira (17), 5 crianças foram contempladas com aparelhos

18/12/2019

O aluno Robson Andrade de Mendonça, 7 anos, passou a ver as coisas com mais nitidez. Matriculado na EM Oswaldo Justo, no Bairro Mirim, o pequeno esteve entre as cinco crianças beneficiadas na 8ª edição de entrega de óculos pelo Programa De Olho no Futuro. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (17), no gabinete do prefeito, Alberto Mourão, no Paço Municipal. Desta forma, a Prefeitura beneficiou 211 estudantes de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental em 2019.

Robson recebeu os óculos das mãos do chefe do Executivo acompanhado da mãe, a corretora Silmara Andrade Varela, 46 anos. Agora, a dificuldade em enxergar não atrapalhará mais o desempenho no aprendizado. “Descobrimos que ele precisava usar óculos graças ao programa. Não tínhamos R$ 670 para comprar o aparelho. Foi quando a pedagoga comunitária perguntou se a gente não queria ser contemplada”, comentou Silmara Varela.

A mãe do pequeno aproveitou para parabenizar a Prefeitura de Praia Grande pela iniciativa. “Desde o primeiro momento, quando o Robson passou pela consulta até quando foi encaminhado para a clínica para novo exame e agora com a entrega sentimos o carinho da Administração com a gente. Sinceramente me senti acolhida e amparada. Isso mostra o comprometimento que a Prefeitura tem com os alunos e a educação”, agradeceu.

O programa foi criado para atender alunos com idade de 4 a 7 anos, matriculados em turmas de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Ao longo de 2019, a iniciativa desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap) atendeu 12.406 alunos. Deste total, 8.129 são oriundos de turmas do Infantil I e II e 4.277 fazem parte do quadro de crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental.

Para contemplar os alunos com os óculos, a Administração Municipal contou com apoio e parceria do Centro Cultural Dalton Pinheiro Pedroso que fez a doação dos 211 aparelhos entregues às crianças. De acordo com a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, o programa vem para garantir a qualidade do aprendizado aos estudantes contemplados. “Trata-se de mais uma ação da Prefeitura em prol da educação. Isso também graças ao empenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos para que o programa alcançasse resultados tão significativos”.

O secretário de Saúde, Cleber Suckow Nogueira, comentou que os alunos beneficiados pelo programa De Olho no Futuro serão acompanhados de perto pelo sistema da saúde oferecido no Município. “O programa não pode ser visto de forma isolada. Precisa de uma ação contínua para que melhore a visão dos alunos. Isso trabalha com a qualidade de vida dos nossos meninos e meninas”, enfatizou.

Para o ano que vem, o prefeito Alberto Mourão pediu que as secretarias de Educação e Saúde façam um estudo de ampliar o número de alunos atendidos pelo programa De Olho no Futuro. “Queremos abarcar dentro da iniciativa os estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental. Então serão em torno de 18 mil crianças que conseguiríamos atender dentro do programa. Isso pela busca da melhoria do desempenho escolar”, garantiu.

Cronograma – O programa De Olho no Futuro começou em agosto de 2018, com a realização da triagem pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas). Em primeiro momento, a ação atendeu 2.085 crianças de oito escolas municipais. No final do ano, os professores da educação infantil passaram por capacitação onde aprenderam a fazer o exame inicial tabela de Snellen (quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas).

Com a capacitação dos docentes, o programa ampliou o atendimento alcançando mais de 8 mil alunos de turmas de Infantil I e II, das 33 escolas municipais de Educação Infantil. Desta forma, em maio, ocorreram as duas primeiras solenidades de entregas de óculos para os alunos que apresentaram necessidade de usar o aparelho. Neste primeiro momento, 38 crianças foram contempladas.

Para agilizar o atendimento dos alunos pelo oftalmologista, em julho deste ano, o programa entrou em uma nova fase. Antes, após fazer a triagem na unidade escolar a criança era encaminhada para mutirão de consultas realizadas no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social (Cemas). Com a mudança, o corpo clínico vai até os pequenos atendendo-os em escolas polos.

No mês que completou um ano de atividades, o De Olho no Futuro passou por uma ampliação de atendimento. Para isso, os professores do 1º ano do Ensino Fundamental também passaram por capacitação para auxiliar a diagnosticar alunos que apresentem alguma dificuldade em enxergar. Desta forma, 4280 estudantes foram inseridos no programa, totalizando mais de 12 mil meninos e meninas beneficiados com a iniciativa.

Também em agosto, ocorreu a terceira solenidade de entrega de óculos que beneficiou 19 crianças. No dia 10 de setembro, mais 44 estudantes foram contemplados com os aparelhos que auxiliam a reverter o problema visual. Já no dia 24 do mesmo mês, 43 meninos e meninas receberam os equipamentos. Em outubro outras duas ações, a primeira no dia 10, com 27 equipamentos doados, e a segunda dia 31, com 34 crianças agraciadas.