Conselho de Saúde realiza balanço do ano de 2019

Próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 29 de janeiro

18/12/2019

A última reunião do ano do Conselho Municipal de Saúde de Praia Grande (Comusa) ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), no Hospital Irmã Dulce. Na ocasião foi realizada uma prestação de contas das atividades de 2019 e uma apresentação das metas para 2020. Após a reunião, o grupo visitou as obras de ampliação do Hospital e conferiu de perto os setores já beneficiados com a reforma.

De acordo com o 2º diretor do Conselho, Antonio Pio Neto, que presidiu a reunião, essa foi mais uma oportunidade para debater assuntos importantes relacionados a saúde pública do Município. “Além de discutirmos sobre as metas cumpridas e as que estão por vir, fizemos uma visita a diversos setores do Hospital. Nossa função quanto conselheiros é fiscalizar e planejar as ações de saúde e é isso que temos feito com responsabilidade”, mencionou.

Membro do Conselho, o subsecretário de Planejamento de Saúde Pública Rodrigo França Gomes explanou sobre as atividades do ano e fez um balanço das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde 2018-2021, lembrando tudo que foi atingido em 2019. De todas as metas estabelecidas, Praia Grande já cumpriu mais de 67%. “Desde a criação do plano, apresentado na 9ª Conferência Municipal de Saúde, já alcançamos grandes vitórias como o aumento da cobertura de atendimento na atenção básica, o aumento na oferta de vagas em hemodiálise com o 3º turno de atendimento da Nefro PG, e a reforma e ampliação do Hospital Municipal Irmã Dulce, que está prestes a ser inaugurada”.

Entre os objetivos a serem alcançados em 2020 estão a criação de um Centro Especializado em Oftalmologia, a elaboração de cartilhas e painéis informativos que orientem os usuários do SUS sobre os serviços disponíveis, a implantação do serviço de agendamento de consultas online e centrais telefônicas de agendamento para unidades de saúde municipais e a criação de um projeto de educação permanente aos profissionais da rede de saúde.

Conselho de Saúde – O Comusa tem por objetivo fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual. O Conselho deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde. O colegiado se reúne uma vez por mês e o próximo encontro está marcado para o dia 29 de janeiro.