PG tem temporada esportiva movimentada

Secretaria de Esporte e Lazer levou atividades para mais de 10 mil munícipes

27/12/2019

A Cidade de Praia Grande teve um 2019 muito movimentado na área esportiva. Oportunizando atividade física recreativa e competitiva para mais de 10 mil munícipes, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) da Cidade desenvolveu inúmeras práticas por meio dos programas SuperEscola (com mais de 4.400 alunos) e Praia Acessível (número superior a 350 atendimentos), polos de treinamento e desenvolvimento (que reúnem mais de três mil praticantes), Tendas de Verão, recepção e realização de eventos, participação em competições, entre tantas outras. Obstáculos foram superados, oportunidades criadas e metas alcançadas.

“O maior destaque do ano para a SEEL é que passamos a gerenciar o Programa SuperEscola Esportivo, inclusive com todos os professores de educação física que integram a atividade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer José Carlos de Souza. “Houve uma mudança prática. Agora, eles trabalham com a questão da formação atlética-cidadã. Continuam ensinando o lúdico e o educacional, mas incluíram o caráter específico do esporte de base. Ainda há momentos de recreação, mas voltados para o desenvolvimento esportivo”.

Além do Programa SuperEscola (que era regido pela Secretaria de Educação – Seduc), em 2019, a SEEL também assumiu as atividades esportivas competitivas ligadas a turma da terceira idade (que estavam com a Secretaria de Assistência Social – SEAS). Para gerenciar tantas novidades, houve a necessidade de uma reestruturação interna com a chegada de novos profissionais e nova metodologia. As parcerias com Seduc e SEAS continuam, assim como com Ligas Municipais, entidades privadas e do terceiro setor.

“Ganhamos muito com a concentração do esporte de base e o de competição na SEEL”, garantiu Souza. “Tenho certeza que, daqui a cinco ou seis anos, vamos revelar muitos atletas para o esporte de alto rendimento. As medalhas e os títulos conquistados são consequência do bom trabalho realizado na formação e no desenvolvimento competitivo. A SEEL tem um grupo de trabalho de qualidade que tem se esforçado para se readequar a esta nova realidade esportiva municipal. Nossa diretriz é evoluir sempre, melhorar continuadamente, a fim de oferecer o melhor serviço possível para a comunidade local”.

Para a próxima temporada, os integrantes da SEEL já estão trabalhando nos eventos em comemoração ao aniversário de 53 anos de emancipação política de Praia Grande (19 de janeiro), processos licitatórios e trâmites burocráticos, preparação para competições, capacitação de profissionais, recadastramento de atletas, entre outras tarefas. E, após concurso público realizado em 2019, novos profissionais de educação física irão ser convocados a integrar o grupo esportivo da Cidade.

“Sei que 2020 é um ano atípico porque há eleições. Mas, trabalho com um planejamento contínuo”, destacou Souza. “Já estamos desenvolvendo um novo modelo de chamamento público para atender o interesse da Lei, construindo novo espaço esportivo – uma quadra de bocha - e atuando de forma intensa na reforma dos nossos equipamentos já existentes. Creio que o esporte público de Praia Grande está caminhando de forma adequada para oportunizar ao nosso munícipe um serviço qualificado, sério e de excelência. Esporte é saúde, é educação, é atividade cultural e social, é lazer e recreação; enfim, é vida”.