Inscrições para Residência Médica seguem abertas em PG

Processo seletivo está previsto para o dia 11 de janeiro

2/1/2020

Foto Indisponivel

As inscrições para o processo seletivo do Programa Municipal de Residência em Medicina de Família e Comunidade 2020 seguem estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia nove de janeiro, pela internet.

A previsão é de que as provas serão realizadas no dia 11 de janeiro de 2020. De acordo com edital, estão disponíveis 12 vagas de R1 com início já no mês de março de 2020. Podem se candidatar aqueles que concluíram a graduação plena realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros requisitos expostos no edital.

Tanto o edital quanto o link para inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br).

A Residência Médica é um curso de pós-graduação que tem duração de dois anos e utiliza a Rede Municipal de Saúde como escola, beneficiando toda a população. “As próprias Unidades de Saúde da Família (Usafas) são unidades-escola e, somos a única cidade de toda a região autorizada pelo MEC a ministrar esse curso sem o apoio de uma universidade, utilizando apenas suas excelentes condições estruturais e a vasta experiência de seus profissionais para formar os especialistas”, disse o secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira.

Destaque – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 28 unidades de Saúde da Família (Usafas). As ótimas condições estruturais das unidades propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações. A Cidade tem mais de 80 equipes do Estratégia Saúde da Família e cobre 100% da população.

Capacitações – Os residentes e preceptores cumprem um cronograma extenso de capacitações. Os encontros, organizados pela Sesap, são realizados ao longo de todos os dois anos que permanecerem no Município. As capacitações e treinamentos buscam aprimorar ainda mais o conhecimento em atividades práticas e teóricas. Entre os temas debatidos, destaque ainda para a discussão de casos complexos e planejamento familiar, entre outros.

Um dos diferenciais do programa na Cidade na parte acadêmica é que a Sesap tem capacitações e trabalhos voltados à área da gestão pública ampliando o conhecimento dos participantes. A interface com outros setores como o Hospitalar, de Urgência e Emergência e das Especialidades também está no cronograma de atividades.