Praia Grande executa obras de adequação e manutenção em 55 escolas municipais

Na terça-feira (14) ocorre entrega de revitalização da EM Roberto Mário Santini

10/1/2020

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande realiza uma série de serviços de adequação e manutenção nas unidades de ensino. Ao todo, 55 escolas municipais passam por diferentes ações, entre elas, implantação de marquise, instalação de plataformas de acessibilidade e adaptação do prédio para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Como parte das atividades programadas para as comemorações do aniversário de 53 anos de emancipação político administrativa de Praia Grande, na terça-feira (14), ocorre a entrega dos serviços de revitalização da EM Roberto Mário Santini, localizada no Bairro Guilhermina.

Entre as obras realizadas na unidade, a Seduc fez a instalação da plataforma de acessibilidade. Com isso, todos os prédios de ensino que contam com dois ou mais pavimentos tem garantido o direito de ir e vir a cadeirantes e pessoas com deficiência. Outra ação executada foi a adequação dos sistemas de segurança contra incêndio. A escola ainda passou por serviços de impermeabilização, pintura da quadra e do prédio, além de manutenção de serralheria.

A execução dos serviços na EM Roberto Mário Santini e nas demais unidades que passaram por obras ficou a cargo de empresa contratada (por meio de licitação) e de servidores que atuam no Departamento de Obras de Educação, ligado à Subsecretaria de Planejamento e Expansão da Rede Escolar da Seduc.

“Foi uma série de ações que realizamos ao longo do ano e, algumas delas, com a participação efetiva dos servidores municipais que atuam no setor”, destacou o diretor do Departamento de Obras de Educação, Diego Jorge de Melo Lacerda.

Para este ano, a Subsecretaria de Expansão Escolar da Seduc conta com algumas obras em andamento. Entre elas, está a implantação de coberturas metálicas em duas unidades de ensino e a construção do ginásio poliesportivo na EM Thereza Magri, no Bairro Antártica. Outra melhoria que já está em andamento diz respeito à ampliação da EM João Batista Resine Alves, localizada no Esmeralda.

Além disso, a Secretaria de Educação se prepara para executar outros serviços. As próximas ações são a ampliação das EMs Newton de Almeida Castro e Profª Maria Nilza da Silva Romão, ambas no Bairro Vila Sônia, a adequação de edificação para abrigar duas novas unidades de educação, uma no Boqueirão e outra no Sítio do Campo, assim como a construção de nova garagem e Divisão de Manutenção da Seduc. “São ações que estão em fase licitatória ou que já concluíram os processos e que devem ter início ainda em 2020”, explicou Lacerda.

Confira abaixo a lista de obras e serviços de adequação e manutenção executados desde o ano passado pela Subsecretaria de Planejamento e Expansão da Rede Escolar da Seduc:

- Adequação em 55 escolas dos sistemas de segurança contra incêndio para emissão de AVCB;
- Implantação de plataformas elevatórias em 11 escolas, totalizando 30 unidades com acessibilidade vertical;
- Adequação de cabine primária de 20 escolas (transformador/entrada de energia);
- Implantação de marquise em duas unidades;
- Reforma do ginásio da EM Paulo Shigueo Yamauti, no Bairro Anhanguera;
- Substituição de coberturas por estruturas metálicas em duas unidades;
- Construção do ginásio poliesportivo na EM Thereza Magri, no Bairro Antártica;
- Ampliação da EM João Batista Resine Alves, no Bairro Esmeralda;
- Substituição de iluminação de todas as unidades – instalação de mais de 16 mil lâmpadas de led;
- Reforma de quadras poliesportivas de 32 unidades – instalação de cobertura metálica e fechamento lateral de telhas perfuradas, instalação de rede de proteção contra pombos, manutenção de alambrados e pintura de piso;
- Implantação de piso emborrachado em sete escolas;
- Instalação de cobertura metálica em pequenos espaços de cinco escolas;
- Impermeabilização de calhas, coberturas e reservatórios de 35 unidades;
- Manutenção preventiva e corretiva de serralheria em 45 escolas;
- Serviços de Pintura em geral em 52 escolas.