Orquidário Municipal é ampliado

Entrega das obras faz parte das comemorações ao aniversário de Praia Grande

14/1/2020

As obras de melhoria e expansão do Orquidário José Sanchez Alarcon estão em fase final e a entrega oficial das ações acontecerá no próximo sábado (18), às 9 horas, dentro da programação de aniversário de 53 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande. O equipamento fica localizado dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo, e as visitações ao espaço acontecem de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 16h30.

Ao lado do galpão que já existia no local foi construído um novo trecho, de aproximadamente 300 metros quadrados (no total, o orquidário passará a contar com 675 m²), com cobertura que beneficia a luminosidade e ventilação do espaço e que após a inauguração também poderá ser visitado. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) é que futuramente o local passe a oferecer palestras para orquidófilos e amantes de flores em geral, além de disponibilizar cursos para interessados em se aperfeiçoar nesse tipo de cultivo.

De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos da Sesurb, Marcelus Condé, o local conta com equipe fixa que trabalha constantemente para manter as espécies em bom estado e o espaço sempre apto a receber o público em geral. “A equipe passa por constantes capacitações e os visitantes podem tirar dúvidas durante o passeio”. Condé destacou ainda que, com a ampliação, o local ficará ainda mais bonito e profissional. “O orquidário é hoje uma importante opção de lazer a moradores e turistas. Com a ampliação, será possível atender um público maior, com mais espécies”.

Orquidário – O local é administrado pela Sesurb e conta com monitores preparados para ajudar a tirar dúvidas e ensinar os melhores cuidados com esse tipo de planta. O Orquidário de Praia Grande é dividido em viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação. O espaço tem ainda um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas, uma vez que o cloro é agressivo para esse tipo de flor.

Dentre as principais espécies encontradas no local estão a Lélia Púrpura (Laelia Purpurata), Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium), Orquídea Coelogyne, Catasseto (Catasetum), Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas e Orquídeas Olhos de Bonecas (Dendrobium).

Flores – Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam variadas formas, cores e tamanhos. Estima-se que na América Latina podem ser encontrados entre 300 e 350 gêneros de orquídeas diferentes.

Endereço – O orquidário fica no Parque da Cidade, localizado na Rua José Bonifácio, s/nº, esquina com a Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo. O local fica ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.

Aniversário – Como parte das comemorações do aniversário do Município, a Prefeitura preparou uma série de inaugurações, entregas e eventos. Entre os dias 12 e 19 de janeiro estão programadas as inaugurações do Ecoponto São Jorge, no Bairro Antártica, Praça Horácio de Oliveira Netto, Guilhermina. Também serão entregues a revitalização da Escola Municipal Roberto Santini, da orla da praia do Maracanã, da reurbanização de trecho da Avenida do Trabalhador, da Via do Cidadão, do Canal Miami Paulista, além da pavimentação de vias no Melvi.

Outro destaque das atividades fica por conta da entrega de títulos de regularização fundiária no Bairro Nova Mirim. A ação faz parte de um grande projeto desenvolvido na Cidade nos últimos anos voltado ao setor e que vem beneficiando milhares de pessoas. A solenidade será na Escola Municipal Governador Mario Covas.

Atividades culturais, de lazer e homenagens prometem agitar milhares de pessoas em torno das comemorações do aniversário da Cidade. A lista é extensa: Passeio Ciclístico, Tributo aos Emancipadores, 3ª Caminhada dos Emancipadores, entrega de medalhas de honra ao mérito, espetáculo teatral e show do cantor Wesley Safadão.

Confira a programação completa no site www.praiagrande.sp.gov.br.