Referência em qualidade de vida e infraestrutura, PG desfruta do melhor momento de sua história

Cidade comemorou 53 anos de emancipação político-administrativa no domingo (19)

20/1/2020

Uma gigantesca transformação. Essa frase define com exatidão as últimas duas décadas de Praia Grande. Com planejamento e diversas obras relacionadas a infraestrutura, a Cidade deixou de lado o estigma de ‘terra dos farofeiros’ que a perseguiu nos anos 80 e início dos 90 e, atualmente, é referência em qualidade de vida. O Município é o quarto destino mais visitado pelos turistas no País na alta temporada de verão e recebe, anualmente, cerca de 6 mil novos moradores. A atual ‘queridinha’ da Baixada Santista festejou o aniversário de 53 anos de emancipação político-administrativa no domingo (19).

Uma extensa programação de atividades, que contou com inaugurações em vários bairros, eventos culturais e esportivos, homenagens e shows de grandes artistas, agitou milhares de munícipes e turistas. O show do cantor Wesley Safadão, uma das atrações do Estação Verão Show, encerrou em grande estilo as festividades no domingo (19).

Durante as solenidades, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, se emocionou ao falar de toda essa trajetória. O chefe do Executivo municipal destacou que a transformação é visível para todas as pessoas e o principal motivo para que a Cidade receba novos moradores e grande número de turistas. “Ao longo desses últimos anos, com trabalho duro, planejamento e perseverança, resgatamos a autoestima e o orgulho da população de Praia Grande. Se você quer ser respeitado, tem que se fazer respeitar. Hoje, temos uma Cidade que está atingindo 100% de suas ruas pavimentadas, a rede de esgoto chegará a sua totalidade com as obras que estão sendo realizadas, nossa área educacional nos orgulha, avançamos na questão da segurança e na saúde contamos com o Hospital Irmã Dulce, que é o que mais atende na Região”.

Mourão afirmou ainda que cada membro da sociedade deve ter a responsabilidade e entender seu papel como guardião dessa transformação, observando todo dia as necessidades para que a Administração Municipal possa seguir aprimorando todos os serviços, projetos e ações. “Não podemos nos acomodar. É preciso uma adaptação constante no planejamento para uma adequação ligada às transformações mundiais que nos afetam. Faço um pedido para as gerações futuras: que cuidem do dia de hoje com os olhos no futuro”.

O prefeito comentou ainda sobre as possiblidades de futuro promissor do Município com a chegada de novos empreendimentos. “Nesses últimos dias foram anunciados cerca de 10 mil novos empregos criados por conta de três grandes empreendimentos que serão instalados na Cidade nos próximos anos. Tudo isso é graças a infraestrutura que o Município construiu. Que Praia Grande continue progredindo e espalhando mais igualdade social como fez nos últimos anos. Esse é o caminho, oferecer acessibilidade para população aos meios públicos, gerar e redistribuir renda”.

Aniversário – A população ganhou diversos presentes especiais durante a comemoração de aniversário de 53 anos de Praia Grande. Destaque para as inaugurações do Ecoponto São Jorge, no Bairro Antártica, Praça Horácio de Oliveira Netto, Guilhermina e a ampliação do Orquidário Municipal, Sítio do Campo. Também foram entregues a revitalização da Escola Municipal Roberto Santini, a Via do Cidadão e títulos de regularização fundiária no Bairro Nova Mirim.

Milhares de pessoas participaram das atividades culturais e esportivas. Essa programação teve início no dia 12, com a 5ª edição do Passeio Ciclístico de Praia Grande. Cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o evento. A 3ª Caminhada dos Emancipadores coloriu as ruas da Cidade de azul no domingo (19) e também contou com mesmo número de pessoas. A Regata Festival mudou com a paisagem do Portinho com os barcos dentro da água lutando por medalhas. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade e tiraram inúmeras fotos das velas e seus competidores.

Fechando a programação, a entrega de medalhas de honra ao mérito para praia-grandenses que se destacaram em diversas áreas emocionou as centenas de pessoas que compareceram na Praça Duque de Caxias, Canto do Forte. A emoção também foi a marca registrada do espetáculo teatral “Praia Grande é aqui”. Produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, a peça mostrou, em tom de comédia, toda a transformação do Município desde 1993. O público aplaudiu de pé ao final. Quem também cantou e encantou milhares de pessoas foi o cantor Wesley Safadão. Os seus consagrados sucessos incendiaram a plateia no Estação Verão Show, no Kartódromo Municipal.

Referência – Praia Grande chega aos 53 anos apontada como referência de desenvolvimento não só na Região, mas também em âmbito estadual e nacional. Entre as ações, destaque para entrega de novas escolas municipais, unidades de Saúde da Família, implantação de mais equipes do estratégia Saúde da Família, obras voltadas a mobilidade urbana, como a reurbanização da Via Expressa Sul, avenidas Presidente Kennedy, do Trabalhador e a Via do Cidadão, ampliação da coleta seletiva, novos Ecopontos, reurbanização do calçadão da orla, instalação de novas câmeras e sistemas modernos de monitoramento na Segurança, além do aumento do efetivo e aparelhamento da Guarda Civil Municipal. Também fazem parte deste trabalho novas unidades sociais e complexos esportivos, além da inauguração de áreas de lazer na Cidade, como o Parque da Cidade e o novo Portinho.

Crescimento econômico – A Cidade vem atraindo mais investidores relacionados ao comércio e serviços. Grandes redes escolheram o Município para iniciar o projeto de expansão e as atividades na Baixada Santista. Destaque para o KFC, Taco Bell, Decathlon, Havan e a Obramax.

O comércio dentro dos bairros também ganhou força. Exemplo disso é a Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte, que concentra o segmento de bares e restaurantes. O sucesso rendeu para a via um apelido carinhoso: ‘Vila Madalena da Baixada Santista’, alusão ao bairro paulistano que tem essa característica. Os negócios foram estimulados após os investimentos da Prefeitura em infraestrutura.

As marginais da Via Expressa Sul, a Ministro Marcos Freire e a Doutor Roberto de Almeida Vinhas, além da Avenida do Trabalhador também são pontos que concentram grande número de empresas e se transformaram em pontos de destaque comercial.
A tendência é que outras importantes marcas passem a operar em solo praia-grandense nos próximos anos. A perspectiva de geração de milhares de novas vagas de trabalho é real e ainda mais promissora com empreendimentos já anunciados, em fase de implantação e construção, como o Hospital da Casa de Saúde e o Hospital Transmontano, além de um grande shopping que deve se instalar na Cidade no próximo ano.

Outro fator que deve alavancar ainda mais o desenvolvimento de Praia Grande é a implantação do Complexo Andaraguá. O empreendimento prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Serão 15 mil empregos diretos e indiretos.