Tecnologia na sala de aula eleva a qualidade do ensino em PG

Escolas municipais contam com tablets, lousas digitais e mesas interativas

21/1/2020

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande implantou equipamentos tecnológicos nas escolas municipais para servirem de ferramentas com intuito de melhorar a qualidade do ensino. Ao longo dos últimos anos, tablets, lousas digitais e mesas interativas mudaram a forma de aprendizado dos alunos. As respostas aos investimentos feitos já começaram a surgir. Destaque para as notas alcançadas pelos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o desempenho em competições como as olimpíadas brasileiras de Matemática (Obmep) e de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Principal equipamento relacionado às tecnologias nas escolas municipais, Praia Grande conta 820 lousas digitais instaladas em todas as salas de aula. O número dá a Cidade o status de ser o Munícipio com a maior quantidade do equipamento na rede municipal de ensino no Estado de São Paulo. Alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem ao alcance das mãos uma ferramenta que torna o ensino mais interativo.

O sucesso alcançado com as lousas digitais despertou o interesse de outras cidades do Estado de São Paulo. Um exemplo desse tipo de situação ocorreu em 2018, quando ainda era secretário adjunto de Educação de Cotia, Luciano Correa, o atual titular da pasta, veio conhecer a tecnologia usada em Praia Grande. “Isso nos orgulha e incentiva a sempre buscar novas ferramentas de ensino”, destacou o diretor do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Secretaria de Educação (Seduc) praia-grandense, Rafael Turlão.

Para os próximos anos, a Seduc pretende buscar novas ferramentas tecnológicas para aprimorar o aprendizado na rede de ensino municipal. Está em fase de estudos a implantação de aulas de robótica para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Estamos antenados no que há de novo. Até porque a área de tecnologia é muito dinâmica, sempre lançam equipamentos mais avançados e precisamos estar atualizados”, completou Turlão.

Início - As lousas digitais começaram a virar realidade nas escolas municipais em 2012. Na ocasião, os equipamentos foram instalados nos laboratórios de informática. Dois anos depois, em 2014, ocorreu a primeira ampliação com a implementação dos aparelhos em todas as salas de aulas das escolas de Ensino Fundamental. Em 2017, nova expansão dos serviços levou as lousas também para as unidades de Educação Infantil.

Atualmente, todas as salas de aula contam com kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screen), um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos. Com as lousas, os docentes podem utilizar facilmente recursos como vídeos, músicas, gráficos, imagens e jogos didáticos virtuais em suas aulas, relacionando os conteúdos a serem ensinados com essas atividades.

Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, desde 2014, as lousas ganharam a companhia de outra ferramenta tecnológica. Os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.

Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.

Primeira Infância – Para somar as ferramentas de ensino já existentes nas escolas da rede municipal, em 2019, as unidades de Educação Infantil receberam as mesas interativas. Ao todo, 274 aparelhos da PlayTable foram instalados em 29 laboratórios de informática. Além de 20 equipamentos lotados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A PlayTable, de forma digital, interativa e multidisciplinar, auxilia a desenvolver as habilidades cognitivas e de coordenação motora. Além disso, trabalha assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. Por isso, tem como característica principal a fácil usabilidade, sendo, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.

Os jogos e aplicativos da PlayTable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para a educação infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos.

Retorno – Os constantes investimentos em tecnologia já começaram a trazer resultados significativos. Um deles diz respeito as notas alcançadas pelos alunos da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2017. Praia Grande foi quem registrou maior crescimento entre as cidades da Baixada Santista, ao atingir as notas de 6,4 e 5,4, elevando as marcas em 0,6 e 0,5, respectivamente, para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º).

Com a nota 6,4, o Município superou a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9, para os anos iniciais, nesta edição, e a média nacional que foi de 6,0. Na Baixada Santista, apenas Itanhaém ficou à frente com a nota de 6,5. Quanto ao crescimento de 0,6 pontos se deu no comparativo com o resultado de 5,8, alcançado pelo Município no Ideb de 2015.

Nas turmas finais, mais um resultado positivo alcançado pelos alunos da rede municipal de ensino. A nota de 5,4 deixou Praia Grande com o melhor desempenho entre as nove cidades da Região, seguida por Santos e Itanhaém. Novamente o Município praia-grandense ficou acima do índice nacional que registrou o resultado médio de 4,5. Já o crescimento foi de 0,5 comparando com a marca de 4,9, no Ideb de 2015.