Famílias vulneráveis são acompanhadas por serviços sociais do Município

Creas e Centro POP buscam respeitar os direitos dessas pessoas

22/1/2020

Praia Grande trabalha para atender com dignidade todos os seus moradores e isso inclui aqueles que porventura estejam mais vulneráveis, em situação de rua ou em outras condições familiares cujos direitos individuais tenham sido desrespeitados. No Município há serviços voltados especialmente para estes públicos e com o objetivo de ressocializá-los ou reforçar os laços familiares, dando uma oportunidade de reinício a suas trajetórias de vida. Conheça o Creas, o serviço de Abordagem Social e o Centro POP.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é dirigido a famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).

O Creas busca o acolhimento e escuta qualificada para o ser humano, consolidando os laços familiares e comunitários, privilegiando a reconstrução desses. Em 2019 mais de 800 famílias foram atendidas no Creas. O Serviço funciona na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 701, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5033.

Abordagem – Diariamente uma equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas) percorre a Cidade conversando com os moradores em situação de rua, oferecendo ajuda e explicando sobre os serviços do Município. O trabalho de convencimento é amplo e muito delicado, depende do tempo de cada um. Por muitas vezes, os funcionários são acompanhados da Guarda Civil Municipal (GCM), parceira neste trabalho, pois é preciso garantir a integridade dos orientadores sociais e evitar desentendimentos entre os próprios atendidos.

A incerteza financeira, a dependência química ou até mesmo desentendimento familiar podem fazer com que uma pessoa vá morar nas ruas. Falta de alimentação, de higiene e insegurança são só alguns dos problemas que estas pessoas precisam enfrentar todos os dias. E por mais que esta situação pareça assustadora, alguns estão nesta condição por vontade própria.

As características geográficas da Baixada Santista dificultam uma solução. A facilidade de migração entre as Cidades permite que pessoas em situação de rua se desloquem pelos municípios de maneira desordenada, o que impede, por exemplo, um levantamento específico sobre a quantidade de habitantes nestas condições em cada Cidade. Apenas em 2019, cerca de 1.3000 adultos foram abordados nas ruas da Cidade e orientados a procurarem auxílio nos serviços da Prefeitura.

Centro POP - O Centro Pop é uma unidade pública da Assistência Social para atendimento à população em situação de rua. Neste espaço é possível ter acesso a atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. No serviço também são oferecidas orientações para ter acesso a sua documentação básica. O Centro Pop não é um abrigo. Ele funciona como ponto de apoio para quem mora ou sobrevive nas ruas. Os atendidos também têm acesso a banho e alimentação.

No ano passado foram realizados cerca de 10 mil atendimentos no Centro POP. Atualmente o serviço funciona no Bairro Vila Sônia. O endereço é Rua Maria Martins Batista, nº 456. O telefone de contato é 3596-6595. Uma nova unidade está em construção, no Bairro Quietude. Ainda este ano o serviço deve entrar em operação.