Premiada atriz de Praia Grande se emociona ao ganhar a medalha de honra ao mérito

Regina Maura Cruz foi uma das homenageadas no aniversário de 53 anos da Cidade

23/1/2020

Quem diria que uma atriz acostumada aos palcos, holofotes, o carinho das plateias e prêmios em festivais ficaria emocionada ao ser homenageada. Pois foi exatamente o que aconteceu com Regina Maura Cruz. Aos 67 anos, a artista praia-grandense recebeu a medalha de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos junto com o grupo de Núcleo Artístico do Palácio das Artes. Foi preciso se controlar para segurar as lágrimas. A condecoração foi concedida durante as comemorações do 53 º aniversário de emancipação político-administrativa de Praia Grande.

“Foi um momento especial receber a medalha de honra ao mérito. Ainda mais no aniversário de Praia Grande. Não esperava. Essa homenagem serve de incentivo para que continue me dedicando ao teatro e também para meus companheiros de palco. Sem eles, os diretores, os escritores e profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), nada disso seria possível. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho”, declarou Regina.

A história de Regina em Praia Grande começou há 15 anos atrás. Em 2005, a então professora cumpriu sua missão nas salas de aulas de São Paulo. Era chegada a hora de tirar o pé do acelerador, trocando a correria de uma cidade cosmopolita pela qualidade de vida à beira mar. Praia Grande foi a escolhida para iniciar os primeiras passos como aposentada.

Como acontece com todas as pessoas que se aposentam, passado um período da nova fase, começaram a surgir aquelas questões como, por exemplo: o que vou fazer daqui para frente? A resposta veio através das ondas do rádio. “Um dia ouvi no rádio que o Palácio das Artes estava com inscrições abertas para aulas de teatro. Não tive dúvidas. Me inscrevi. Foi uma decisão acertada. Estou lá, feliz, até hoje”, contou a atriz.

A ligação com a arte é de longa data. Regina também se formou em teatro no ano de 1975. Enquanto esteve atuando como professora dentro da sala de aula, sempre procurou apresentar e fomentar esta arte junto aos seus alunos. Como forma de invectivar a prática teatral, realizava trabalhos e atividades com os jovens.

Em solo praia-grandense, o primeiro sucesso que arrancou aplausos do público veio com a apresentação da Encenação da Paixão de Cristo, em 2011. “Naquele ano, realizamos o espetáculo na rua. As edições seguintes também foram apresentadas assim, sempre com grandes públicos. Nos últimos anos ocorreu a mudança no formato, passando a ser apresentado um musical. O sucesso de público continuou o mesmo”, comentou, orgulhosa.

A consagração chegou com a peça ‘As Sogras’. Escrito e dirigido por Alan Queiróz, o espetáculo conta a história de Roberval, um professor esperando a data de sua aposentadoria, mas que tem sua casa “invadida” por suas sogras. Regina interpreta Violeta, uma das sogras. A excelente atuação nos palcos dando vida a esta personagem rendeu algo inédito para a Cidade: uma atriz local receber um prêmio em um festival de renome.

O feito ocorreu em 2019, quando Regina venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no 12º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (MG), o FENTA. Mas o ano passado era dourado e reservou um outro motivo para festejar: o prêmio de melhor atriz do Festival de Cenas Teatrais (Fecet) de Santos, ao apesentar o monólogo ‘A pomba enamorada’.

Todos esses feitos foram determinantes para Regina Maura receber a medalha de honra ao mérito de Praia Grande. A honraria é destinada para munícipes que se destacam em diversas áreas, como esportivas, culturais e de segurança e, com isso, propagaram o Município. “Estou ainda mais motivada para seguir atuando”, afirmou a atriz.

Curiosamente, Regina precisou rapidamente conter a emoção após receber a honraria para voltar ao palco. Só que, dessa vez, ela subiu ao tablado para encantar e divertir a plateia. A atriz fez parte do elenco que encenou a peça "Praia Grande é Aqui", uma homenagem ao desenvolvimento da Cidade, apresentada na Praça Duque de Caxias, Bairro Canto do Forte, no último dia 19. O espetáculo mostrou, em tom de comédia, toda a transformação do Município desde 1993, quando a reurbanização da orla deu o pontapé inicial para a ascensão de Praia Grande em diversos setores.

Aos 67 anos, bem vividos, como Regina Maura mesmo gosta de ressaltar, a atriz, praia-grandense de coração, fez questão de deixar uma mensagem para as futuras gerações. “Praia Grande está crescendo cada vez mais. O futuro da Cidade é imensurável. A juventude precisa participar desse momento, cuidar da natureza, aproveitar os cursos e oportunidades. O Município oferece tudo para todas as idades, ótimas possibilidades”.