Seduc amplia De Olho no Futuro e lança programa de acuidade auditiva

Prefeitura busca evitar que problemas de saúde interfiram no ensino dos alunos

3/2/2020

A Secretaria de Educação (Seduc) ampliará atendimento do programa de De Olho no Futuro e desenvolverá ação similar voltada para a acuidade auditiva. As ações acontecem de forma simultânea ao longo do primeiro semestre do ano em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Com as duas iniciativas, a Prefeitura de Praia Grande busca evitar que possíveis problemas de saúde interfiram no rendimento escolar dos alunos.

O anúncio ocorreu na última quinta-feira (30), durante reunião de acolhimento das equipes técnicas das 77 escolas municipais, realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho. Para explicar a importância da iniciativa que visa a cuidar da acuidade auditiva dos alunos, a Seduc contou com o apoio da Sesap. A fonoaudióloga Nara Castanha Zimermano, que atende no Centro Especializado (CER) em Reabilitação Joana Imparatto, conversou com os gestores das unidades escolares.

A profissional da saúde explicou detalhes de como será realizada a triagem com auxílio de questionário referente ao comportamento dos alunos em diversas situações. Responderão as perguntas, pais e professores, com objetivo de identificar indicadores de riscos relacionado a deficiência auditiva. Entre os aspectos levados em consideração estão o histórico de doenças familiares e a percepção dos sons no ambiente escolar por parte das crianças. “Com essa ação iremos qualificar e melhorar os fluxos da saúde e, desta forma, solucionar possíveis problemas”, esclareceu Nara Zimermano.

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, os bons resultados alcançados pelo programa De Olho no Futuro, em 2019, serviram como motivação para que a Seduc criasse uma ação voltada para saúde auditiva. “O De Olho no Futuro mostrou que temos condições de minimizar situações que podem trazer complicações futuras às crianças. Além disso, também é papel da escola debater questões de saúde, até mesmo de forma preventiva”, destacou.

Continuidade - O sucesso alcançado com o programa De Olho no Futuro, ano passado, fez com que as secretarias de Educação e Saúde Pública estendessem o atendimento para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em 2019, a iniciativa contemplou mais de 12 mil estudantes de turmas de Infantil I e II e 1º ano, com idades de 4 a 7 anos. Com a ampliação, as pastas esperam alcançar a marca de mais de 30 mil meninos e meninas contemplados.

Na edição de 2019, a Administração Municipal contou com apoio do Centro Cultural Dalton Pinheiro Pedroso, que fez a doação de 211 óculos às crianças que apresentaram necessidade de utilizar o aparelho. Este ano, as triagens devem começar logo após a Jornada Pedagógica que ocorre dias 27 e 28 de fevereiro. “É gratificante ver a reação dos alunos e das famílias ao receberem os óculos, além de cuidar da saúde trabalhamos também com a autoestima deles”, completou Grace Paiva.