Ampliações da estrutura e oferta de serviços beneficiam moradores do Solemar

Bairro conta com Usafa, Ecoponto, Conviver, além de Distrito Policial

4/2/2020

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande investiu em obras melhorando significativamente a estrutura dos bairros. Todas as regiões da Cidade foram beneficiadas. Esses trabalhos seguem sendo desenvolvidos com o objetivo de aprimorar os serviços prestados. Na divisa com Mongaguá, o Bairro Solemar registrou aumento populacional e passou a sediar unidades municipais atendendo a demanda dos moradores e turistas em diversos setores.

O Solemar conta com uma unidade de Saúde da Família (Usafa), Ecoponto, Conviver Lygia Pires Dell’Osso, Creche do Idoso, Espaço de lazer e Feira de Artesanato, além da Escola Estadual Julio Secco de Carvalho, que é voltada ao atendimento do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos II. Outro destaque diz respeito a área da Segurança, já que o Bairro ainda possui 3° Distrito Policial, sediado na Avenida Presidente Kennedy, nº 20145.

Atualmente, cerca de 6 mil moradores residem nesta região do Município. O dado é comprovado pelo número de pacientes que estão cadastrados na Usafa do Bairro. Em 2010, de acordo com o último Censo do IBGE, eram 1.472 moradores, aumento de 400% em uma década.

O número de serviços disponibilizados para os moradores demonstra o crescimento do bairro e a preocupação que a Prefeitura tem em atender a demanda. Na área da Saúde, por exemplo, em 2019 a Usafa Solemar realizou mais de 40 mil procedimentos e consultas. A unidade conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na área de urbanização, o calçadão da orla existente no Bairro receberá obras de revitalização. A Prefeitura instalará o novo piso em pedra Goiás. Outros serviços que serão realizados são: recapeamento da ciclovia, que terá pintura com tinta especial, do tipo emborrachada, no mesmo padrão do trecho Mirim-Boqueirão do calçadão.

Também será instalado novo mobiliário urbanístico, como bancos e lixeiras. Estão previstas a instalação de novas câmeras de monitoramento ao longo do trecho. Já a Secretaria de Trânsito (Setran) ficará responsável pela inserção da sinalização vertical e horizontal.

Um serviço de destaque já finalizado no Solemar foi a nova iluminação do calçadão da orla. Foram instalados luminárias e projetores de LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz), beneficiando a população com os ambientes mais bonitos, além de maior segurança e visibilidade para o sistema de videomonitoramento municipal.

O Solemar também foi beneficiado com a ampliação da coleta seletiva, que ganhou seis novos caminhões. Os veículos passam meia hora antes da coleta de lixo comum, atendendo, agora, três vezes por semana cada bairro e não mais somente uma vez semanalmente.

Cidade Total – O Programa Cidade Total visitou todos os bairros de Praia Grande. O primeiro ciclo das atividades foi encerrado no final de 2019. O Solemar também recebeu as atividades que solucionaram algumas demandas públicas apontadas pela própria população.
Entre os trabalhos executados durante a mega-ação, destaque para as manutenções urbanas, notificações e recolhimento de veículos abandonados em vias públicas, melhorias na sinalização viária, trabalho de promoção da saúde, orientação e fiscalização de calçadas, entre outros.

Novidade – Praia Grande instalará, em 2020, esculturas representando os principais pontos turísticos da Cidade para que as pessoas possam tirar fotos e levar uma lembrança do Município para onde forem. Serão mais de 15 marcos, todos com o símbolo da Cidade, o “PG”, além do nome do equipamento ou bairro.

Na orla, os marcos serão instalados em todo calçadão, com esculturas nos 12 bairros da orla. O Solemar será contemplado. Todos os marcos terão aproximadamente 1,5 metros de altura e contarão com plataformas na parte frontal e traseira, onde será possível subir ou se sentar. Os itens serão coloridos, com alguns detalhes em alto relevo.

Obras nas marginais – As vias marginais à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande, estão recebendo nova iluminação pública, com ampliação no número de luminárias e modernização do sistema. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) devem ser concluídos no primeiro semestre deste ano. O trecho beneficiado compreende as Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Doutor Roberto de Almeida Vinhas, entre a Curva do S e o Bairro Solemar.