Parceria com a Sabesp garante obras de construção e desassoreamento de canais em PG

Sítio do Campo, Vila Sônia, Nova Mirim, Santa Marina, Quietude e Princesa serão os principais beneficiados

14/2/2020

Com objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande tem investido em obras de micro e macrodrenagem. Após meses de negociação e planejamento, uma parceria entre a Administração Municipal e Sabesp beneficiará quatro regiões da Cidade, especialmente, os bairros Sítio do Campo, Vila Sônia, Nova Mirim, Santa Marina, Quietude e Princesa, resolvendo definitivamente os problemas pontuais de drenagem. O investimento será em torno de R$ 10 milhões. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano.

A fim de avançar os trabalhos relacionados a essa parceria e superar entraves técnicos e ambientais, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal, com representantes da Sabesp, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente. O cronograma do projeto foi estabelecido por etapas. Primeiro, ocorrerá a formalização do convenio; na sequência, será a vez do estudo e licenciamento das áreas; após essas etapas vencidas as obras serão iniciadas.

Conforme explicou o prefeito, além de garantir o recurso, a Sabesp ficou responsável por fazer a aproximação com o DAEE e a CETESB. “A partir dessa parceria, achamos a solução definitiva para esses quatro pontos da Cidade. Desde então, reuniões têm sido feitas a fim de alinhar os trabalhos. Os serviços terão duração de 6 meses e espera-se que cada órgão cumpra sua parte para que a entrega das obras ocorra ainda este ano”.

De acordo com o gerente de engenharia do DAAE, Silvio Luiz Giudice, os trabalhos vão propiciar melhores condições de drenagem nesses bairros. “Já temos a programação definida, o edital para os trabalhos deve sair nos próximos meses”, mencionou.

Obras - No Bairro Princesa, o licenciamento possibilitará a abertura de dois canais. Desta forma, esta região da Cidade terá solucionado os problemas relacionados a drenagem. Outro destaque das obras ficará por conta de serviços de microdrenagem e pavimentação das ruas do bairro.

Outra região beneficiada será a dos bairros Mirim, Anhanguera, Nova Mirim e Quietude. No local haverá a execução de trabalhos de desassoreamento do canal Acaraú-Mirim, facilitando seu funcionamento e evitando novos problemas em seu entorno.

Já nos canais DER e Marília, no Bairro Vila Sônia, os serviços ficarão concentrados também no processo de desassoreamento para que as águas pluviais fluam com facilidade para um melhor funcionamento da microdrenagem nesta região da Cidade.

No Sítio do Campo está programado o prolongamento do canal dos Japoneses, o que evitará que o bairro sofra a influência da maré alta. Outro importante serviço será a implantação de duas comportas nas pontas do mesmo canal, entroncamento com os canais do Guaramar e do Barroso.

“Conseguiremos enfrentar os principais casos de alagamentos na Cidade, inclusive os causados por influência da maré, que quando está alta, mesmo sem chuva, causa transtornos aos moradores. Após as licenças ambientais e as obras executadas pelo DAEE, com recursos da Sabesp, haverá grande melhoria na qualidade de vida da população que reside nesses quatro pontos da Cidade”, completou o prefeito.

Para a gerente da Divisão da Sabesp Praia Grande, Olívia Pompeu de Mendonça, o órgão tem cumprido seu papel, ajustando a macrodrenagem da Cidade e fazendo interface com todas as esferas de atuação. “A medida que regularizamos a drenagem conseguimos ter uma melhor eficiência e desempenho das redes coletoras de esgoto”, citou.

Também presente na reunião, a assistente executiva da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Eloísa Helena Mannis, destacou que o órgão terá papel fundamental nessas melhorias para a Cidade de Praia Grande, já que analisará o impacto ambiental e as compensações necessárias para que o licenciamento ocorra de forma breve.