Capacitação prepara gestores de escolas municipais para ano letivo

Foram quatro dias de formação que encerrou com a palestra na sexta (14)

17/2/2020

Para iniciar o ano letivo, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou a formação continuada das equipes gestoras que atuam nas 77 escolas municipais. Foram quatro dias de capacitação que culminou com a palestra Ano Letivo 2020: Cenário e Expectativa, que ocorreu na última sexta-feira (14), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. A professora Palmira Tatiana Ramos Tolotti ficou responsável em ministrar o curso.

Participaram do encontro diretores, supervisores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Durante a palestra, Palmira Tolotti mostrou para os gestores que todo projeto desenvolvido pela unidade escolar precisa sair da teoria e ser colocado em prática, mas que o resultado apresentado também necessita de avaliação. “Senão, será mais uma ideia bem elaborada, mas que não foi colocada em ação”.

De acordo com a palestrante, um dos principais desafios para quem está à frente da unidade de ensino está na gestão de pessoas. “Lidar com os diferentes atores que permeiam a rotina escolar é o que inspira maior atenção. São pais, alunos, professores e funcionários. Cada um com a sua história de vida. Por isso, se faz necessário dividir a ação entre todos que pertencem à equipe gestora da unidade. Afinal de contas, todos fazem parte do contexto”, completou.

Outro aspecto apontado diz respeito a qualidade do ensino aplicado. A gestão precisa estar atenta ao processo de aprendizado dos alunos. “Porque quando isso não acontece a escola se torna apenas um espaço físico e um ano perdido para o aluno fará uma falta enorme no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, exijam qualidade no que é aplicado com as crianças durante as aulas”, enfatizou Palmira Tolotti.

Começo – Antes do encontro com todos os gestores no último dia da formação continuada, nos três primeiros dias de curso, a palestrante se reuniu com os segmentos das equipes técnicas de forma separada. Na terça-feira (11), os primeiros foram os diretores das unidades escolares. Durante o bate-papo foram abordadas questões como alinhamento aos indicadores de qualidade as aquisições de materiais pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Na quarta-feira (12), foi a vez das assistentes de direção e pedagogas comunitárias participarem do curso aplicado pela Palmira Tolotti. Neste dia, a palestrou falou sobre a necessidade da articulação do assistente frente a mediação direção e coordenação, a melhor forma de realizar a gestão de conflitos e monitoramento do perfil da comunidade versus ensino aprendizagem, bem como, o acompanhamento e medições da evolução educacional conforme indicadore de qualidade.

Um dia antes a palestra final, na quinta-feira (13), os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) também participaram da atividade. No bate-papo, a professora e palestrante ressaltou a necessidade de acompanhar, monitorar e avaliar o rendimento escolar final de ano letivo com o perfil professor, a importância de fazer um diagnóstico real do ensino aprendizagem dos alunos e como trabalhar a questão do Currículo Escolar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).