Condesb elege novo presidente

Primeira reunião de 2020 ocorreu nesta quinta-feira (20)

20/2/2020

Foto Indisponivel

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) elegeu, nesta quinta-feira (20), o prefeito de Santos, Paulo Alexandre, como presidente do órgão, em substituição ao chefe do Executivo de Peruíbe, Luiz Maurício. O novo vice-presidente é o representante do Estado, Raul Christiano.

Em seu discurso, o novo presidente falou do desafio de comandar o órgão e da importância da participação dos prefeitos e sociedade. “O papel do Condesb será de sensibilizar os governos Estadual e Federal para os investimentos que nossa Região precisa. Juntos teremos novas conquistas para a Baixada Santista”.

O chefe do Executivo de Peruíbe, Luiz Maurício, fez um breve balanço de sua gestão e enfatizou alguns pontos positivos. “Avançamos bastante em diversas áreas, incluindo a questão da duplicação da rodovia Padre Manoel da Nóbrega e da Rio Santos que trazem mais mobilidade. Já na participação de representantes do Governo do Estado nos encontros, estabelecemos uma aproximação importante. Tivemos ainda liberação de recursos para os hospitais de Peruíbe e Bertioga e também a destinação dos recursos do Fundo para os municípios. Fizemos uma pauta propositiva e objetiva. Foi uma experiência bastante agradável e produtiva”.

Entre os itens discutidos na ordem do dia estava o calendário das reuniões bimestrais, a aprovação da prestação de contas do exercício encerrado dia 31 de dezembro de 2019 da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), bem como a proposta orçamentária da mesma para o exercício de 2020, com orçamento de custeio de aproximadamente R$ 2,4 milhões e com aporte dos Municípios. Neste item o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, observou que os orçamentos das Prefeituras já foram definidos no ano passado e que o apresentado deveria estar em sincronia. “O orçamento das Cidades foi estabelecido em 2019, quando este também deveria ter sido apresentado e há um descompasso. Deveríamos agora discutir o orçamento para o próximo exercício”.

Entre os informes, representante do Hospital Guilherme Álvaro avisou que no dia 2 de março será reaberta a UTI pediátrica da unidade, que está fechada desde janeiro. O setor contará com 7 leitos.

Condesb – Trata-se de um conselho formado por representantes das prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista, formada por nove município, e representantes do Governo do Estado, indicados dentre as secretarias que atuam na região.

O Conselho tem caráter normativo e deliberativo, tratando dos assuntos inerentes aos campos funcionais de interesse comum da região. A participação de seus representantes é paritária entre o conjunto das prefeituras e os representantes do Estado.