Casa dos Conselhos realiza mais de dez reuniões em fevereiro

Equipamento tem por objetivo promover a cidadania entre diferentes faixas etárias

28/2/2020

A Casa dos Conselhos Municipais, localizada no Bairro Tupi, realizou no mês de fevereiro 11 reuniões ordinárias de diferentes segmentos. O local foi implantado para com o objetivo de reunir diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. É no equipamento que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras.

O Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMBS) abriu a agenda realizando o seu encontro mensal no dia 3 de fevereiro. O Programa de Uso Racional da Água (Pura) foi apresentado aos membros. O Pura tem como meta reduzir o consumo e o desperdício da água nos equipamentos públicos. O próximo órgão a realizar a reunião ordinária foi Conselho Municipal de Saúde (Comusa), no dia 12 de fevereiro, sempre trazendo dados atuais sobre a temática, além de apresentar a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019.

No dia seguinte, 13 de fevereiro, foi a vez de mais dois órgãos realizarem seus encontros mensais. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou o encontro no período da manhã e dialogou sobre diversos assuntos referente a temática. No mesmo dia, à tarde, o Conselho Municipal do Idoso, definiu o cronograma de visita as Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

No dia 18 de fevereiro foi a vez do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizar o encontro mensal, e planejar a Semana da Mulher que ocorrerá de 09 a 13 de março em diversos equipamentos municipais. No dia 19, foi a vez do Conselho deliberativo do Fundo Municipal do Meio Ambiente (CDFMMA) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizaram seus encontros mensais. O Condema dialogou sobre a arborização urbana, apresentando dados de estudos realizados na Cidade.

A agenda de fevereiro da Casa dos Conselhos foi finalizada no dia 20, com três reuniões. A primeira foi a Conselho Municipal de Assistência Social que apresentou Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), e cujo o objetivo é atender gratuitamente pessoas que foram entidade atende gratuitamente pessoas que passaram por situação de violência, contando com uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio social e psicológico para as vítimas e familiares, sempre em parceria com a rede municipal.

Na mesma data, os membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tomaram posse. Após a cerimônia que deu posse aos novos conselheiros, ocorreu a votação para presidente do Fundeb. Foi eleito o professor Rafael Silva e Silva; na vice-presidência ficou a professora Ana Paula Cândido da Silva.
E para finalizar as atividades na Casa dos Conselhos, os Membros Do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS) realizaram mais uma reunião ordinária para discutir assuntos referente à temática.

Sede – A Casa dos Conselhos é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.