Moto furtada é recuperada com ajuda do sistema de câmeras de PG

Veículo foi furtado em outra cidade e, ao entrar na Cidade, alarme disparou

28/2/2020

O sistema conhecido como “cerco eletrônico”, de Praia Grande, foi fundamental na recuperação de mais um veículo furtado. Na noite de quinta-feira (28), o alarme do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) disparou, anunciando que um veículo irregular entrava na Cidade.

Conforme o sistema, a motocicleta Biz na cor azul, havia sido furtada no Município de São Vicente e diante das informações uma equipe da ROMO (Rondas Ostensivas com Motos), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), que já estava na Via Expressa Sul visualizou o condutor e a motocicleta, iniciando o acompanhamento.

Em poucos minutos, o motociclista foi abordado e submetido a busca pessoal, bem como busca veicular, mas nada de ilícito foi encontrado. Entretanto, o rapaz que conduzia a moto disse que o veículo se tratava de um amigo e acabou informando que estava com uma chave "mixa" no seu tênis e que teria utilizado para a realização do delito no fim de semana de Carnaval.

Viaturas da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e do Canil foram acionadas e o rapaz foi levado até Delegacia Sede onde a ocorrência foi registrada.

Dados - Praia Grande é a cidade da região que mais tem investido em tecnologia voltada à área de segurança pública. Atualmente, a Cidade conta com mais de 100 pontos dotados do sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), o chamado “cerco eletrônico”. Ao todo, o Município dispõe de cerca de 2.500 câmeras, entre fixas e Domos (com giro de 360º e zoom), além das OCRs, e modernos softwares com tecnologia de ponta, como, por exemplo, o de reconhecimento facial.

Para se ter uma ideia da eficiência do sistema de “cerco eletrônico”, desde o início da sua implantação na Cidade, em dezembro de 2017, até hoje, a redução nos casos de roubo e furto de veículos já ultrapassou os 60%.