PG conhece as datas das competições regidas pelo Estado

Equipes municipais entram em ação ao longo do ano

5/3/2020

De março a dezembro, as equipes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande encaram as competições regidas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). As disputas envolvem mais de 20 modalidades e são abertas as 645 cidades de São Paulo. O calendário oficial do Estado foi divulgado na última semana.

De 10 de março a 19 de maio, ocorrem as disputas das fases sub-regional e regional dos 37º Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos - evento que envolve competidores de até 19 anos. A final estadual será de 5 a 13 de junho, em São Sebastião. Há disputas de atletismo, basquete, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

De 20 a 25 de abril, em Santo André, acontece a fase classificatória regional dos 24º Jogos da Melhor Idade (JOMI) – 1ª Região e Capital. De 9 a 14 de junho, em Itatiba, ocorre a disputa da final estadual. Os atletas encaram torneios de 14 modalidades, com divisão por faixa etária: atletismo e natação, categorias A (60 a 64 anos), B (65 a 69), C (70 a 74), D (75 a 79), E (80 a 84) e F (mais de 85); tênis, tênis de mesa e vôlei, classes A (60 a 69) e B (mais de 70); bocha, coreografia, dança de salão, malha, truco, buraco, damas, dominó e xadrez, categoria única (mais de 60 anos).

De 9 a 19 de julho, em Itapecerica da Serra, acontece a 64ª edição dos Jogos Regionais da 1ª Região (classificatório para os Jogos Abertos), evento adulto (idade livre). Competem atletas e equipes das modalidades de atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD).

De 9 a 21 de outubro, em Sorocaba, será a vez das disputas dos 84º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, evento adulto. Há competições de boxe, kickboxing, luta olímpica, supino raw, atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD).

Em novembro e dezembro, disputam-se se as fases sub-regional, regional e final do 49º Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi, nas categorias masculinas sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 e femininas sub-14 e sub-17. E também, desenvolvem-se as Copas de Basquete, Futsal, Ginástica artística, Ginástica Rítmica, Handebol e Vôlei para atletas de 13 a 16 anos. Vale frisar que as equipes competitivas de Praia Grande são coordenadas pelo Departamento Esportivo da SEEL comandado por Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão.

Retrospecto – Em 2019, nos 83º Jogos Abertos do Interior, a delegação de Praia Grande terminou em 21º lugar com 69 pontos e 41 medalhas (9 ouros, 11 pratas e 21 bronzes). Foi a terceira maior pontuação (69) já obtida pela Cidade, ficando atrás apenas dos 75 pontos obtidos nos Jogos Abertos de 2018 e dos 70 marcados 2011. E também, estabeleceu a terceira maior quantidade de medalhas conquistadas (41). Sendo superada apenas pelos 64 pódios ganhos em 2014 e os 46 faturados em 2018. Pela 13ª vez consecutiva (2007 a 2019), a turma local despontou como segunda força esportiva da Região Metropolitana da Baixada Santista. Praia Grande também se manteve como uma referência com relação a locais de praia. Além de Santos, apenas o grupo municipal integra a lista dos 21 melhores municípios esportivos estaduais.

Nos 63º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região, a delegação de Praia Grande terminou em quinto lugar (entre 26 participantes) com 194 pontos e 158 medalhas (55 ouros, 56 pratas e 47 bronzes). Esta é a melhor posição já obtida pelo grupo municipal no evento. O número total de pódios conquistados é o novo recorde municipal na história da competição. Pelo 12º ano seguido (2008 a 2019), a delegação de Praia Grande terminou como a segunda melhor da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Na final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) – disputa que reúne atletas com mais de 60 anos -, a delegação de Praia Grande terminou em 24º lugar (entre 203 localidades) com 14 pontos (empatada com as cidades de Araras e Bebedouro). Entre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, Praia Grande ficou atrás apenas de Guarujá (19ª colocada com 20 pontos). Na fase classificatória do JORI – 1ª Região e Capital, o grupo praia-grandense terminou em quarto lugar (entre 28 participantes), com 121 pontos e 20 medalhas (3 ouros, 6 pratas e 11 bronzes).

Nos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos – competição estadual sub-18, representando a seleção da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos, atletas e equipes de Praia Grande ganharam 24 medalhas (6 ouros, 8 pratas e 10 bronzes). Os atletas de Praia Grande competiram nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Para chegar à final estadual, os atletas venceram as fases Sub-regional e Regional.