Ceas Mulher realiza atendimento de referência em Praia Grande

Unidade está sediada no Bairro Caiçara

6/3/2020

Atendimento com médicos especializados e acolhimento humanizado colocam do Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher como uma referência na prestação de serviços para este público em Praia Grande. O equipamento faz parte do setor de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade e está localizado na Rua São José, no Bairro Caiçara.

A unidade conta com uma equipe composta por 16 profissionais. São três ginecologistas, dois mastologistas, outros dois médicos direcionados para o pré-natal, um psicólogo, além das equipes de enfermagem e administrativa. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. São encaminhados para o Ceas Mulher as pacientes que foram atendidas nas unidades de Saúde da Família (Usafa) e necessitam de um acompanhamento mais específico e próximo do especialista.

Atendimentos relacionados a mama e colo de útero, área gestacional e aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, colocação de diu, avaliações cirúrgicas e acompanhamentos de exames estão entre os serviços prestados pelos profissionais no Ceas Mulher. Campanhas de conscientização e educativas para o público feminino também estão na programação de atividades.

“O Ceas Mulher oferece um atendimento humanizado e é fundamental para prevenção, diagnóstico e encaminhamento de lesões precursoras de câncer de útero e de mama. Temos muitos casos em que a unidade foi determinante para melhorar a saúde da paciente”, comentou a enfermeira da unidade, Fernanda Muniz.

Outro diferencial fica por conta da intensificação dos trabalhos relacionados ao pré-natal. A Sesap busca reduzir a mortalidade materno infantil no Município. A unidade, desde o final de 2019, vem ampliando os atendimentos com acompanhamentos e avaliações de casos considerados de médio e alto risco. Essa assistência prestada a mulher grávida tem como meta evitar possíveis complicações que possam ocorrer com a mãe e o bebê no período que antecede e no momento do parto.

Residência – Praia Grande é referência no desenvolvimento dos programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e da Multiprofissional. O Ceas Mulher está incluso na lista de unidades escola que recebem os residentes. Desta forma, o local, além de disponibilizar atendimento de qualidade, ainda colabora para o processo de formação acadêmica dos profissionais que estão se especializando na Cidade.