Judoca de PG é contratado pelo Esporte Clube Pinheiros

Gustavo Santos Gomes tem apenas 18 anos

9/3/2020

Aos 18 anos, com muito talento e projeção para o futuro, o judoca peso leve (66 a 73 quilos) de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) Gustavo Santos Gomes foi contratado pela forte equipe do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo (Capital). O atleta já subiu a serra e está treinando com o grupo paulistano. Ele segue os passos da campeã mundial sub-17 (em 2011) do peso superligeiro (até 40 kg), Tawany Gianelo da Silva, que também trocou Praia Grande pelo Pinheiros, em 2014.

“Estou muito feliz por ele, o Gustavo merece integrar um grupo profissional dessa qualidade”, afirmou o técnico de Praia Grande, Alberto Silva Bittencourt. “Tive a sorte de ser o primeiro treinador dele e acompanhá-lo até hoje. Temos muitas histórias juntos, momentos bons e ruins, vitórias e derrotas. Estarei torcendo por ele nesta nova etapa e para que evolua cada vez mais porque potencial não lhe falta. Quero ver o Gustavo indo longe, disputando Campeonatos Pan-Americano, Olímpico e Mundial pelo Brasil”.

Com inúmeras convocações para a seleção brasileira sub-18, o judoca formado em Praia Grande irá trabalhar com atletas conhecidos internacionalmente, como o medalhista de bronze olímpico (em 2004 e 2008) do peso meio-médio (73 a 81 kg) Leandro Guilheiro. Vale frisar que Gustavo começou no judô em 2011, por meio do Programa SuperEscola Esportivo. Na época, a diretora da Escola Municipal Carlos Roberto Dias recomendou a modalidade para Gustavo já que ele era muito agitado e precisava gastar a “energia”. Lá conheceu o professor Alberto Bittencourt.

“Tenho certeza que a contratação do Gustavo pelo Pinheiros é a prova de que estamos oportunizando um caminho, uma vida diferente por meio do esporte para os jovens de Praia Grande”, afirmou o diretor do Departamento Esportivo da SEEL, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão. “Fico feliz porque a Prefeitura investe muito no esporte de formação, com espaços esportivos, materiais e professores de qualidade. Isso nos motiva a dar sequência no trabalho”.

Dados – Gustavo mora no Bairro Ocian, em Praia Grande. Filho do chaveiro Pedro, de 59 anos, com a dona de casa Valéria, de 54, é irmão de Thaís, de 31, Thamires, de 29, Caio, de 28, e Thiago, de 25. Treinava no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão) com os professores Rodrigo de Matos, Alberto Silva Bittencourt e Felipe César Camilo de Oliveira.

Em 2020, na categoria sub-21, Gustavo garantiu medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Interclubes - Meeting Nacional. Em 2019, na sub-18, no peso meio-médio (66 a 73 quilos), Gustavo sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, brasileiro (Jogos Escolares da Juventude) e paulista estudantil; e dos Jogos da Juventude. Foi vice-campeão brasileiro regional, terceiro colocado na Copa de Bremen/Alemanha (etapa do Circuito Europeu), quinto colocado no Campeonato Mundial e na Copa de Berlim/Alemanha (outra etapa o Circuito Europeu).

Ao longo da carreira obteve muitas medalhas. Em 2018, Gustavo foi campeão estadual por faixa (roxa), paulista Inter-regional, vice-campeão dos Jogos Abertos da Juventude, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional - Região 5 e na seletiva nacional sub-18. Em 2017, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão estadual Inter-regional e terceiro colocado no Paulistão por faixa. Em 2016, faturou a medalha de bronze na Copa São Paulo. Em 2015, foi campeão por equipe do 47º Torneio Estadual Beneméritos. Em 2014, foi campeão paulista e brasileiro regional sub-13 e ficou em terceiro lugar no Meeting Interestadual.