PG inicia projeto ‘Mãe Coruja’ para incentivar gestantes a participarem do pré-natal

Lançamento da iniciativa será nesta quarta-feira (11), na Usafa Samambaia

10/3/2020

A chegada de um bebê é motivo de alegria para os pais, familiaraes e amigos. A ansiedade aumenta gradativamente ao longo dos nove meses de gestação. Nesse período, a realização do pré-natal é fundamental para uma gravidez tranquila e saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Visando incentivar a participação nas consultas, exames e todos os procedimentos relacionados ao pré-natal, Praia Grande dará início ao projeto ‘Mãe Coruja’. A iniciativa premiará com uma bolsa para bebê com enxoval e itens de higiene a gestante que realizar todo o acompanhamento de forma correta na unidade de Saúde da Família (Usafa) do seu bairro.

O lançamento do ‘Mãe Coruja’ será nesta quarta-feira (11), na Usafa Samambaia, às 15 horas. Na oportunidade, ocorrerá a primeira entrega dos kits para gestantes das unidades que estão sediadas nesta região da Cidade, além do Samambaia, Esmeralda, Esmeralda 2, Melvi e Ribeirópolis. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-granense confirmou que todas as Usafas da Cidade participarão do projeto.

Na prática, para ter direito a bolsa para bebê com enxoval e itens de higiene, a gestante terá que atender e cumprir alguns passos. São eles: realizar 6 ou mais consultas de pré-natal, 2 exames de sífilis e HIV durante a gestação (por teste rápido ou exame de sangue), passar pelo menos por uma consulta com o dentista, além de não ter faltas em consultas e exames do pré-natal.

Pré-natal – Trata-se de um conjunto de exames que ocorrem ao longo da gestação. Desta forma, é possível que o médico faça um monitoramento detalhado da saúde da mulher e do bebê. A partir desse atendimento diferenciado é possível a prevenção de diversas doenças e complicações que podem resultar em um parto prematuro e até um aborto.

Índice - O ‘Mãe Coruja’ também tem outro importante objetivo. Ao incentivar a participação no pré-natal, a Sesap quer também aumentar o nível de orientação e conscientização das gestantes, iniciativa que pode colaborar para redução do índice de mortalidade infantil da Cidade.

A Sesap intensificou ao longo dos últimos anos o acompanhamento da gravidez e do pós-parto nos setores da Atenção básica e também Especialidades. A secretaria disponibiliza serviços como: o acompanhamento ao pré-natal, ao recém-nascido desde o parto ao primeiro ano de vida, o acesso aos serviços laboratoriais como teste do pezinho, além do incentivo ao parto natural, em vez da cesárea (que implica em riscos por conta de anestesias e do processo cirúrgico). Outro destaque fica por conta de ações relacionadas ao aleitamento materno e também a vacinação.

Parceria – A realização do projeto ‘Mãe Coruja’ é uma parceria entre a Sesap, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande e o Centro de Cultura Dalton Pedroso.