Autonomia feminina é tema de roda de conversa em PG

Encontro integra a XII Semana da Mulher de Praia Grande

12/3/2020

Mais de 50 mulheres de várias faixas etárias se reuniram no Centro de Apoio à família do Educando (Cafe) Vila Sônia, na tarde de quarta-feira (11), para dialogar sobre os impactos da autonomia feminina nos últimos anos. O encontro integra a XII Semana da Mulher de Praia Grande e foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e apoio da Administração Municipal.

A Semana da Mulher já é um evento tradicional na Cidade e tem por objetivo mostrar as problemáticas que englobam a questão feminina no mundo familiar, corporativo e intersocial. A diretora do Cafe Vila Sônia, Maria de Fátima Andrade do Nascimento, considerou o encontro positivo e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia, Rosângela Barbosa Alvarez, destacou que foi um momento em que as mulheres receberam orientações sobre seus direitos.

A principal palestra foi feita pela presidente da ONG DCM, Ana Silvia Passberg Amorim, com a ajuda da psicóloga Josefa de Oliveira Silva e da assistente social Silvia Fiel. As palestrantes bateram um papo com as participantes, abordaram o poder da mulher na sociedade contemporânea e as conquistas femininas no decorrer dos séculos. “As mulheres estão cada vez mais fazendo valer os seus direitos e, com isso, se empoderando, cuidando de sí e elevando a autoestima”, comentou a presidente da ONG.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande segue até sexta-feira (13). Confira mais detalhes:

13/03 às 19h30 - Encerramento: Coffee Break, Coral do Conviver Tupi, apresentação cultural do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Danças Urbanas com o Projeto Meninas em Movimento e homenagem à mulheres.
Local: Auditório Roberto Marinho
Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim

Conselho - Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande; formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade, incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.