Sema realiza palestra sobre coleta seletiva para empresa que presta serviço para Prefeitura

Cidade visa intensificar as ações nas repartições municipais

13/3/2020

A equipe de funcionários da empresa que presta serviço de limpeza no Paço Municipal participou de uma palestra realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) de Praia Grande sobre coleta seletiva e boas práticas ambientais. Este trabalho de conscientização faz parte de um projeto que é desenvolvido também junto as pastas municipais.

“Desde o ano passado estamos trabalhando junto as secretarias municipais este tema da coleta seletiva. O principal objetivo é passar para os servidores e prestadores de serviços o quão importante é reciclar, separar os resíduos gerados por nós mesmos e os cuidados com as questões ambientais”, explica o titular da pasta de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

O secretário destacou ainda a nova etapa do projeto. “ Nesta fase, a intenção é mostrar para os demais prestadores de serviços que já estamos implantando em todos os setores o sistema de substituição das lixeiras individuais por lixeiras coletivas. Logo ele chegará no Paço Municipal, bem como as lixeiras para o lixo orgânico e outra para o inorgânico (recicláveis). Essas empresas serão nossas grandes aliadas em todo esse processo, já que eles são também os responsáveis pela limpeza dos locais os que recolhem os resíduos no final do dia”.

Quem ministrou a palestra foi a bióloga e chefe da Seção de Programas Socioambientais da Sema, Mariane Laurentino Ferreira. Durante o evento ela aproveitou para falar sobre o prêmio que o Município recebeu recentemente, o Troféu Franco Montoro, conferido para as cidades líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA).

“Nesta palestra expliquei sobre a importância de trabalharmos a coleta seletiva, tanto em nossas casas como em nosso ambiente de trabalho. A Sema teve economia ao reduzir as lixeiras individuais. Foi muito importante para a Cidade adotar também essa pratica sustentável. Foi tão importante que neste mês Praia Grande recebeu pela primeira vez o Certificado do PMVA, referência oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo relacionada as boas práticas ambientais adotadas em 2019. Foram 10 anos de esforços e trabalhando muito essa e outras questões ambientais”.

O representante da Litoral Limpadora, Wilmar Elisiario da Cunha, elogiou a iniciativa da Administração Municipal em convidar sua equipe para a palestra. “O projeto é muito bom. Com a implantação da coleta seletiva nas secretarias, acredito que vai facilitar o andamento do nosso trabalho e ouso dizer que as equipes terão mais tempo para se dedicar em outros setores da limpeza, tanto no Paço Municipal quanto nos demais equipamentos públicos”.

Quem também saiu satisfeita da palestra foi a auxiliar de limpeza, Maria Cícera dos Santos. Para a profissional o evento foi muito além de aprender como separar lixo seco e lixo úmido. “ Valeu muito a pena participar. É legal conscientizar as pessoas sobre a coleta seletiva, pois além de cuidar do meio ambiente tem muitas pessoas que trabalham e vivem da reciclagem. Se tudo for separado, vamos facilitar a vida dessas pessoas”.

Destaque - Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com ações relacionadas a preservação do meio ambiente. Entre as ações de destaque da Prefeitura estão: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.

Além das ações efetuadas pela Prefeitura, uma outra parte fundamental neste processo é a população. Campanhas educativas focando nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da Cidade e a ideia é intensificar ainda mais, visando uma maior conscientização e participação de todos.