Praia Grande acerta parceria com o Unicef no combate à violência contra crianças e adolescentes

Documento foi assinado durante reunião realizada na quinta-feira (12)

13/3/2020

A Prefeitura de Praia Grande e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) acertaram uma parceria para o desenvolvimento de ações que buscam proteger crianças e adolescentes de todas as formas de violências. Uma reunião com representantes das duas partes ocorreu na quinta-feira (12), no Paço Municipal, Bairro Mirim.

Ao final da reunião técnica em que foram apresentadas as diretrizes das ações programadas pelo Unicef, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, assinou o documento dando início a parceria. Participaram do encontro a coordenadora do Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga, do coordenador da Área de Proteção do Fundo, Raniere Pontes, de representantes das pastas Municipais de Educação, Saúde Pública, Assistência Social, da Subsecretaria de Assuntos da Juventude, além do presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Santos Passos, o Reco.

“Praia Grande desenvolve vários programas relacionados as crianças e jovens. Esse tipo de parceria é sempre importante porque a Administração Municipal tem a preocupação de se aprofundar e aprimorar essas ações. Poderemos utilizar a metodologia de trabalho do Unicef, da mesma forma que também vamos transmitir informações das nossas práticas exitosas para que possam ser levadas para outras regiões”, comentou o prefeito de Praia Grande.

O Unicef está com operações diretas de programas em 190 países pelo mundo. No Brasil, o Fundo se faz presente há 70 anos e conta com 10 escritórios espalhados pelo País. De forma inédita, o órgão realiza uma ação deste tipo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Além de Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, São Vicente, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia também participarão das ações.

Na prática, o Unicef, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), desenvolverá capacitações com modernas metodologias para gestores públicos, diagnósticos relacionados a esta faixa etária, além de atualização de dados das cidades envolvidas. Campanhas e eventos também fazem parte da programação de atividades.

“Esta é a primeira vez que o Unicef realiza uma atividade nesta região. Este trabalho pode servir de inspiração para outras cidades e estados do País. A ideia é proteger crianças e adolescentes das formas de violência, entre elas: física, doméstica, sexual e do trabalho infantil. Esse tipo de caso pode afetar a criança nessa fase e em todo seu desenvolvimento. Aqui em Praia Grande percebemos programas que podem ser utilizados como bons exemplos”, afirmou a coordenadora do Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga

Ações – A Prefeitura de Praia Grande realiza diversas ações em benefício de milhares de crianças e adolescentes residentes na Cidade. Entre elas estão: investimento maciço na área educacional, com ênfase para a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica, atividades gratuitas como, por exemplo, o programa SuperEscola Esportivo e Cultural, acompanhamento médico nas unidades de Saúde da Família (Usafas), além da realização do Mapa da Juventude, Feira do Estudante, Praia Games, Festival de Esportes Radicais e os trabalhos voltados a área social com a criação das residências inclusivas e ações de apadrinhamento afetivo, entre outras.