Praia Grande debate ações e atendimentos relacionados ao coronavírus

Reunião ocorreu nesta sexta-feira (13), no Paço Municipal

13/3/2020

Praia Grande não tem nenhum caso confirmado do covid-19, conhecido popularmente como coronavírus. Diariamente, ocorre o monitoramento das unidades de Saúde existentes na Cidade. Uma reunião nesta sexta-feira (13), no Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito do Município, Alberto Mourão, debateu e analisou os dados e as estratégias de atendimento e serviços prestados em solo praia-grandense com relação a doença.

Além do chefe do Executivo, o encontro contou ainda com a participação do titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local, Cleber Suckow Nogueira, além de representantes e técnicos que fazem parte dos setores de Atenção Básica, Urgência e Emergência e da Vigilância Epidemiológica da pasta.

Entre as ações diárias colocadas em prática em Praia Grande, destaque para a atualização dos protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), monitoramento dos atendimentos desenvolvidos nas unidades municipais da Atenção Básica, Especialidades Médicas, Urgência e Emergência e do Hospital Irmã Dulce. “Praia Grande conta com uma estrutura completa na área da Saúde. Esse trabalho de análise de dados e aprimoramento das ações é fundamental”, analisou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Algumas possíveis novas ações discutidas pelos participantes da reunião serão levadas para o campo do estudo técnico de impacto. Entre elas, a criação de salas específicas nas unidades de Saúde da Família (Usafas) para um atendimento mais discreto e isolado de possíveis casos suspeito de coronavírus e a destinação e habilitação de leitos de UTI no Hospital Irmã Dulce para recebimento de pacientes com covid-19.

“A troca de informações é constante entre os técnicos da Sesap. O Município, desde o início deste processo, já vem cumprindo com todos os protocolos ligados a esta doença. A Sala de Situação, instituída logo que começaram as especulações sobre a doença é um exemplo desse trabalho”, afirmou o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

No Município, toda suspeita é avaliada com atenção especial na sua gravidade apresentada e o protocolo de atendimento que está em prática voltado ao coronavírus reforça que o munícipe deve procurar, em um primeiro momento, uma das 28 Usafas. Casos considerados mais graves são encaminhados para as unidades de Urgência e Emergência (Unidade de Pronto Atendimento, UPA Doutor Charles Antunes Bechara, Bairro Samambaia, Pronto-socorro Quietude e a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital Irmã Dulce, PS Central, Boqueirão). Caso necessário, é colhido exame e encaminhado para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência para este procedimento no Estado.

As medidas de precauções padrões para casos de transmissão respiratória continuam sendo realizadas nas unidades em qualquer abordagem de pacientes com quadro de síndrome gripal. Ações de orientação foram intensificadas pelas equipes da Saúde.

Medidas simples – Entre as precauções que devem ser tomadas, destaque para atividades como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes limpos e ventilados, além de não compartilhar objetos pessoais.

Capacitações – A Cidade segue desenvolvendo um cronograma de palestras e capacitações sobre o covid-19. Nesta sexta-feira, por exemplo, diretores das escolas municipais e diversos outros profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) local participaram de atividade de orientação e conscientização. A atividade reuniu cerca de 200 de pessoas no auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim.