Censo demográfico é adido e IBGE cancela concurso

Medida segue orientações do Ministério da Saúde por conta do covid-19

19/3/2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou a realização do Censo Demográfico para 2021 e o processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está cancelado. A medida visa respeitar as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela COVID-19.

De acordo com o IBGE, a decisão de adiamento levou em consideração a natureza de coleta do censo, que estima visitas em cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Outro fator determinante foi a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020.

A Prefeitura de Praia Grande estava fornecendo todo o suporte ao IBGE e continuará o trabalho no ano que vem. “A Prefeitura vai continuar fornecendo o apoio necessário ao IBGE, pois os dados que resultarão dessa coleta em 2021 serão fundamentais para o planejamento da Cidade”.

O Censo demográfico 2020 seria realizado entre os dias 1º agosto e 31 de outubro em todo o País. Em Praia Grande, o IBGE contrataria cerca de 350 pessoas para a realização do trabalho. Os candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição do processo seletivo serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Para a realização do censo em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.