Sesap realiza a vacinação contra a gripe em idosos do Lar São Francisco

No total, 56 pessoas receberam a dose e foram imunizadas

23/3/2020

Em adesão ao calendário nacional organizado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande deu início à Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (23). Antes mesmo da abertura oficial, no sábado (21), uma equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade realizou uma ação especial no Lar São Francisco de Assis, localizado no Bairro Mirim. A unidade de acolhimento municipal atende a idosos abandonados. No total, 56 idosos receberam a dose e foram imunizados durante a ação.

A Cidade preparou um esquema especial para evitar aglomeração de pessoas que fazem parte do público alvo da iniciativa. A dose, que é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus (entre eles, o H1N1), está disponível gratuitamente nas 28 unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Como parte do esquema de atendimento, a Sesap conta com sete escolas municipais que funcionam como suporte para melhor a acomodação das pessoas que devem tomar a dose. Desta forma, o Município se previne contra possíveis aglomerações nesse momento importante da pandemia do convid-19.

A Campanha se estenderá até o dia 22 de maio. Desta forma, a Sesap recomenda para as pessoas que fazem parte do público alvo da ação que não é necessário ir logo nos primeiros dias da campanha. Outra sugestão diz respeito ao horário, a melhor estratégia é se dirigir até o local de vacinação no período da tarde, quando as Usafas sempre recebem menos pessoas em busca de atendimentos.

“Praia Grande conta com uma rede de Saúde estruturada e com dezenas de equipamentos públicos. Desta forma, a Cidade tem como oferecer um esquema de vacinação adequado para as pessoas. Explico também que essa ação é do Ministério da Saúde e o Município está cumprindo a determinação”, comentou o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.

Esta primeira fase da campanha tem como público alvo idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da área da Saúde. De acordo com o calendário de vacinação definido pelo Ministério da Saúde, a partir de 16 de abril a dose estará liberada para os doentes crônicos, professores e profissionais de segurança e de salvamento. Já no dia 9 de maio será a vez das crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

A Campanha foi adiantada neste ano de 2020. Desta forma, o Ministério da Saúde busca também auxiliar de alguma forma os profissionais da Saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o coronavírus. “Importante informar a população que a dose que será aplicada não imuniza contra o covid-19”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Cidade, Bruna Renó.

Meta - O Ministério da Saúde tem como meta imunizar 90% destas faixas da população. Em Praia Grande, esta porcentagem representa cerca de 89 mil pessoas.

Confira o endereço das 28 Usafas que estarão disponibilizando a dose contra os tipos de gripe a partir desta segunda:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 – Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa

Confira a lista das escolas municipais que servirão de apoio na Campanha:

Usafa Quietude -EM Ary Cabral e Natale de Lucca
Ufana Ribeiropoles - EM Domingos Soares e Nicolau Paal
Usafa Rio Branco - EM Professora Maria Clotilde e Paulo Sandoval
Usafa Tude Bastos - EM Dorivaldo e Ronaldo Lameira
Usafa Tupiry - EM Roberto Shoji e a complementação educacional Carlos Eduardo Conte de Castro, e EM Juliana Arias
Usafa Vila Alice- EM Pablo Trevisan e Paulo Shigeo