Equipes mantêm orientação a banhistas nas praias da Cidade

Sistema de alto-falantes e câmeras auxilia no trabalho

25/3/2020

Dando continuidade ao trabalho de conscientização de banhistas e frequentadores da orla de Praia Grande, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e secretarias de Trânsito e Urbanismo, além de guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) continuam realizando ações na faixa de areia a fim de evitar a aglomeração de pessoas e a consequente disseminação do coronavírus.

A medida faz parte do Decreto nº 6928, publicado no dia 20 de março, quando já ocorreu a primeira força-tarefa.

De acordo com levantamento realizado pelas equipes, até esta quarta-feira (25) foram feitas 22 abordagens a pessoas que permaneciam na faixa de areia ou no mar. O coordenador da Defesa Civil da Cidade, Luciano Gomes Souza, explicou que as ações estão ocorrendo diariamente, no período da manhã, e toda a extensão da praia, do Solemar ao Forte, é percorrida. “Percebemos que normalmente as pessoas são de fora e alegam desconhecer que a praia não está podendo ser frequentada neste período. Mas logo atendem a solicitação de deixar a faixa de areia ou o mar e compreendem a importância da ação”.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi afirmou que as ações serão mantidas enquanto o decreto estiver em vigência e reforçou que as orientações estão sendo passadas inclusive pelas equipes da guarda que percorrem o calçadão da praia com os carros elétricos. “Nosso objetivo é informar o máximo possível as pessoas a respeito dos riscos e da importância do isolamento social”.

É importante lembrar que em Praia Grande a tecnologia tem sido uma forte aliada das ações de combate ao coronavírus no que se refere à fiscalização das praias. Isso porque a Cidade conta também com 12 alto-falantes e 12 câmeras de vigilância espalhados pela orla, na direção da faixa de areia. Os alto-falantes reproduzem mensagens auditivas de alerta, pedindo que o banhista não fique na praia, e as câmeras auxiliam na identificação de grupos de banhistas, facilitando e agilizando a ação das outras equipes, caso seja necessário.

As câmeras podem ser operadas tanto pelos guarda-vidas quanto pelos guardas municipais que ficam de plantão no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).