Obras de retificação do Canal do Barroso avançam

Revestimento será feito com perfis metálicos e placas de concreto

30/3/2020

A Prefeitura de Praia Grande está executando obras de retificação do Canal do Barroso, Bairro Sítio do Campo. O serviço ocorre no trecho que vai da Rua Engenheiro Antônio Lotuffo até o Canal dos Japoneses (575 metros) e compreende a escavação e revestimento com perfis metálicos e placas de concreto. O investimento é de cerca de R$ 5,2 milhões.

Outro destaque da obra no Sítio do Campo é que um trecho de 200 metros do canal dos Japoneses, que interliga com o Barroso, também será revestido. As equipes de profissionais colocarão em prática a mesma técnica.

A titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) de Praia Grande, Eloisa Ojea, explicou que os serviços no canal do Barroso terão impacto positivo e resultarão em uma melhorar ligação e escoamento das águas. “As obras de revestimento aumentarão a capacidade de captação do canal, reduzindo a possibilidade de alagamentos”.

O projeto ainda contempla trechos da Rua Martim Francisco, 760 metros e Avenida Silvio Luiz Barroso, 600 metros. Esses locais terão pavimentação asfáltica, além de calçadas urbanizadas. “A pavimentação de ruas no entorno do canal do Barroso melhorará a infraestrutura viária do bairro”, comentou a secretária.

Mas as melhorias não param por aí. A Prefeitura de Praia Grande planeja ainda instalar comportas nessa região da Cidade. A explicação para a colocação deste tipo de equipamento é simples: no que se refere aos canais, há a variação natural de volume de água causada pela maré, que quando combina com chuva forte, pode causar transtornos. “No entanto, para a realização dessa obra são necessárias autorizações dos órgãos ambientais. Os trâmites administrativos estão em andamento”, finalizou Eloísa.