Prefeituras da Região irão unir forças para comprar insumos de saúde

Prefeitos se reuniram por videoconferência na manhã desta terça-feira (31)

31/3/2020

Foto Indisponivel

A reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) desta terça-feira (31) aconteceu novamente por videoconferência e teve novas deliberações. Os nove prefeitos dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram.

Entre os assuntos em pauta, a união das Prefeituras para conseguir comprar os insumos necessários para a saúde, a decisão de manter, por enquanto, os comércios fechados e conforme for a evolução dos casos, estabelecer contato com os sindicatos visando um plano regional de retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, bem como demais deliberações do colegiado que podem ser conferidas abaixo:

1- Aquisição de insumos
Para ganhar escala e reduzir custos, as Prefeituras vão trabalhar em conjunto na compra dos insumos de saúde. As prefeituras também solicitam maior rapidez do Estado nos exames do PCR para detecção do coronavírus.

2- Comércio
As cidades vão manter as restrições impostas pelo Estado em relação a quarentena até o dia 7 de abril. No sábado (4), após avaliação da evolução dos casos, será estabelecido diálogo com sindicatos, associações comerciais, para criar um plano regional para preparar o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, trabalhando de forma escalonada, controlada e gradual.

3- Educação
Devido a interligação das redes municipais, com profissionais trabalhando em mais de uma cidade, será estudado em nível regional um calendário único para os municípios, a partir das definições em níveis Estadual e Federal.

4- Estrutura hospitalar
Mapeamento das demandas regionais para estruturação completa dos leitos hospitalares em implantação, para que tenham todos os insumos e equipamentos necessários, como respiradores, produto em falta no mercado, solicitando transparência dos dados e mais apoio do Estado e da União.