Plataforma digital leva conteúdo pedagógico até a casa dos alunos

Secretaria de Educação retoma ano letivo com aulas online no dia 22 de abril

7/4/2020

Nos últimos anos, a tecnologia tem sido aliada quando o assunto diz respeito à educação em Praia Grande. Neste tempo atípico que a sociedade vive, mais uma vez ela será essencial para garantir a continuidade do ensino, mesmo que à distância. A Secretaria de Educação (Seduc) desenvolve Plataforma Digital Educacional para oferecer conteúdo pedagógico para os alunos acessarem de casa. A nova ferramenta estará disponível em formato online, a partir do dia 22 de abril, quando as aulas retornam do recesso escolar.

A montagem da plataforma está a cargo do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc. O novo conteúdo será armazenado no portal educacional Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). Preparado pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) das 77 escolas municipais, o material ficará disponível para consulta online, mas o aluno também terá a autonomia de salvar no dispositivo (desktop, notebook, tablets e até celular), para utilizar offline.

O acesso à plataforma digital será fácil, sem a necessidade de criar login e senha. Basta entrar no site do Cidadão PG e logo no topo da página estará um banner respectivo. O aluno terá de clicar nele e, em seguida, abre um novo espaço indicando os níveis escolares atendidos pela rede municipal de ensino. Então, o estudante deve escolher o botão de acordo com o ano de escolaridade que está em 2020.

De acordo com diretor do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc, Rafael Turlão, a plataforma foi criada com o objetivo de atender a necessidade do momento, de as crianças permanecerem em casa devido ao distanciamento social. “Por isso, montamos algo leve e de tranquila navegação para que os alunos tenham facilidade em acessar o conteúdo de qualquer dispositivo”, destacou.

Continuidade - Enquanto a ferramenta tecnológica entra nos toques finais, os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) preparam o material para publicação na plataforma. Para separar o conteúdo, os ATPs levaram em consideração o planejamento inicial do ano de acordo com cada segmento de ensino. As lições selecionadas serão uma mescla de sondagem, que faz uma revisão das atividades já passadas, e a oferta de novos conteúdos.

Além da plataforma, cada unidade de ensino ficou incumbida de achar uma forma de interagir com os alunos neste momento de distanciamento social. Isso será importante para que os estudantes tenham contato com os docentes e solucionem possíveis dúvidas. Para isso, as escolas poderão utilizar blogs, grupos/salas fechadas no Facebook, Classroom na plataforma do Google Education e até mesmo sites.

Segundo o coordenador de Ensino Fundamental e Médio, Israel Batista de Oliveira, os canais de comunicação entre escola, alunos e comunidade permitirão melhor adequação ao nível pedagógico de cada unidade de ensino. “Além de aproximar a escola dos estudantes, neste momento em que precisamos estar em distanciamento social. Assim, se a criança tiver algum tipo de dúvida ficará mais fácil de solucionar”, explicou.

Reinício – Para promover o retorno do ano letivo com aulas online, a Secretaria de Educação (Seduc) fez a reorganização do calendário escolar. A retomada ocorre no próximo dia 22 de abril, em formato online, atenderá alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, a Seduc atendeu ao Decreto Municipal nº 6926/2020 que antecipou os recessos escolares previstos para julho e dezembro.

O novo calendário também atende à Medida Provisória (MP), nº 934, divulgada pelo Governo Federal, na última quarta-feira (1º). De acordo com a publicação, o documento dispensa as escolas de educação básica do cumprimento do mínimo de 200 dias letivos anuais previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação do País. Entretanto, as unidades devem cumprir carga horária mínima anual exigida na lei, de 800 horas.