Mais de 53 mil alunos retornam às aulas online na quarta-feira (22)

Secretaria de Educação faz ajustes finais na Plataforma Digital Educacional

15/4/2020

Foto Indisponivel

Na próxima quarta-feira (22), 53 mil alunos da rede municipal de ensino retomam o ano letivo de forma diferente. Com as escolas fechadas devido à necessidade de isolamento social, a internet será a grande aliada para a volta à rotina de estudos. Para isso, a Secretaria de Educação (Seduc) faz os ajustes finais na Plataforma Digital Educacional (PDE), ferramenta onde ficará disponível todo o conteúdo pedagógico.

A plataforma digital ficará disponível para acesso na quarta-feira (22), no site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). A nova ferramenta permitirá que os alunos tenham acesso às atividades pela internet, sem sair de casa. Os pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) tiveram participação fundamental, pois foram eles os responsáveis em separar o material publicado no site de acordo com cada segmento de ensino.

A montagem da plataforma está a cargo do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc. O material ficará disponível para consulta online, mas o aluno também terá a autonomia de salvar no dispositivo (desktop, notebook, tablets e até celular), para utilizar offline. O acesso à plataforma digital será fácil, sem a necessidade de criar login e senha.

Basta entrar no site do Cidadão PG e logo no topo da página estará um banner respectivo. O aluno terá de clicar nele e, em seguida, abre um novo espaço indicando os níveis escolares atendidos pela rede municipal de ensino. Então, o estudante deve escolher o botão de acordo com o ano de escolaridade que está em 2020.

Além da plataforma digital, os alunos participarão de aulas online com o professor. Cada docente poderá escolher a plataforma virtual que está mais habituado para ter contato com os estudantes. A interação ocorrerá no período que os estudantes estariam na escola. “Quem estudava de manhã fará esse contato com o professor no mesmo período, quem era do intermediário também e, consequentemente, quem era das turmas da tarde”, destacou a subsecretária de Administração, Vanessa Rovenna, responsável pela Secretaria de Educação.

O contato virtual com os alunos será fundamental para que os professores possam sanar possíveis dúvidas. Além disso, permite que cada docente adeque o conteúdo da plataforma digital com o ritmo de aprendizado apresentado pelas crianças e jovens. “Com esse contato inicial, os professores conseguirão apontar quem são os alunos que não aparecem nas aulas online”, completou Vanessa Rovenna.

Com esse diagnóstico em mãos, a Secretaria de Educação saberá a quantidade de alunos que precisam do conteúdo impresso para poder acompanhar as atividades. Os pais e responsáveis, dos estudantes que realmente não têm condições de acesso à internet, poderão retirar esse material de forma gratuita na escola onde a criança está matriculada.

“Os alunos não terão prejuízo algum. Seja ele de conteúdo ou mesmo de uma assistência no que diz respeito à parte dos estudos”, completou a subsecretária de Administração. “Mesmo que de uma forma diferente, onde aprendemos a trabalhar virtualmente, voltaremos à rotina do estudo e aprendizado. Será uma fase de adaptação, com um papel fundamental do professor neste contato com as crianças”.