Dia da Educação: alunos e docentes se reinventam em tempos de pandemia

Novas formas foram encontradas para manter viva a arte de educar

28/4/2020

Foto Indisponivel

Tudo que era concreto em pouco tempo tornou-se relativo. As relações interpessoais tiveram que encontrar outras formas de acontecer. A capacidade do ser humano em se reinventar foi colocada em prova por conta da necessidade de se distanciar. Alunos, professores e equipes técnicas das escolas municipais e da Secretaria de Educação (Seduc) também encontraram novos meios de dar continuidade a arte de educar e aprender com aulas online. Tal situação marca o Dia da Educação em Praia Grande, celebrado nesta terça-feira (28).

Para auxiliar esse processo, a Secretaria de Educação (Seduc) criou a Plataforma Digital Educacional (PDE) que tem servido como importante ferramenta desde o retorno das aulas no último dia 22 de abril. O conteúdo publicado fica disponível para os mais de 53 mil alunos acessarem de casa, com segurança. A interação dos estudantes com os docentes agora ocorre por diferentes mecanismos, mas com a mesma intensidade de ensinar e aprender.

A Plataforma Digital Educacional fica disponível para acesso no site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). A Seduc atualiza o conteúdo semanalmente. O material fica disponível de acordo com o nível de ensino de cada aluno e separado por disciplinas. Uma vez feita a atividade, os estudantes interagem com os professores por redes sociais e outras plataformas para encaminhar a lição realizada e tirar possíveis dúvidas.

A montagem da plataforma ficou a cargo do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc. Já o conteúdo foi selecionado pelos pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). “Precisamos nos adaptar à nova realidade. Cuidar dos nossos alunos sem esquecer a parte fundamental que é a educação deles. E os pais, estudantes e professores entenderam essa necessidade”, destacou a subsecretária de Administração, Vanessa Rovenna, responsável pela Seduc.

Continuidade – A criação da Plataforma Digital Educacional com aulas online foi mais um investimento que atrela educação com tecnologia. Ao longo dos últimos anos, Praia Grande incrementou as 77 escolas municipais com ferramentas que alavancaram a qualidade de ensino. Tablets, lousas digitais e mesas interativas mudaram a forma de aprendizado dos alunos e municiaram os docentes a oferecem aulas mais interativas.

Praia Grande conta com 820 lousas digitais, principal equipamento relacionado à tecnologia nas escolas municipais, instaladas em todas as salas de aula. O número dá a Cidade o status de ser o Munícipio com a maior quantidade do equipamento na rede municipal de ensino no Estado de São Paulo. Alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm ao alcance das mãos uma ferramenta que torna o ensino mais interativo.

As lousas digitais começaram a virar realidade nas escolas municipais em 2012. Na ocasião, os equipamentos foram instalados nos laboratórios de informática. Dois anos depois, em 2014, ocorreu a primeira ampliação com a implementação dos aparelhos em todas as salas de aulas das escolas de Ensino Fundamental. Em 2017, nova expansão dos serviços levou as lousas também para as unidades de Educação Infantil.

Atualmente, todas as salas de aula contam com kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screen), um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos. Com as lousas, os docentes podem utilizar facilmente recursos como vídeos, músicas, gráficos, imagens e jogos didáticos virtuais em suas aulas, relacionando os conteúdos a serem ensinados com essas atividades.

Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, desde 2014, as lousas ganharam a companhia de outra ferramenta tecnológica. Os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.

Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo que despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.

Primeira Infância – Para somar as ferramentas de ensino já existentes nas escolas da rede municipal, em 2019, as unidades de Educação Infantil receberam as mesas interativas. Ao todo, 274 aparelhos da PlayTable foram instalados em 29 laboratórios de informática. Além de 20 equipamentos lotados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A PlayTable, de forma digital, interativa e multidisciplinar, auxilia a desenvolver as habilidades cognitivas e de coordenação motora. Além disso, trabalha assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. Por isso, tem como característica principal a fácil usabilidade, sendo, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.

Os jogos e aplicativos da PlayTable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para a educação infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos.