Hospital de Campanha Falcão pode começar a funcionar na próxima semana em Praia Grande

Funcionários receberão treinamento na quarta-feira (6)

2/5/2020

O primeiro, dos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande pode começar a funcionar na próxima semana. O Hospital montado no Ginásio Falcão (Bairro Mirim) já está pronto para iniciar as atividades. “O Falcão possui 100 leitos e já está todo equipado, camas elétricas, monitores cardíacos, oxímetros, aparelho de raio-x e todos os equipamentos necessários”, comenta o secretário de Saúde (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Inicialmente, entrarão em funcionamento 20 leitos (1ª etapa), onde cerca de 50 funcionários que estão sendo convocados serão treinados no local na próxima quarta-feira (6). São médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, profissionais de limpeza e administrativo. “Durante o treinamento serão passadas diversas informações como: protocolos e fluxos estabelecidos para covid-19, uso adequado de EPI, e todas as diretrizes para hospital de campanha recomendadas pela Anvisa e órgãos do Ministério da Saúde”, esclarece o secretário.


Fluxo de Atendimento
De acordo com o titular da Sesap, após o treinamento dos primeiros funcionários, o Hospital fica pronto para funcionamento a partir de quinta-feira (7), porém, não necessariamente começará a funcionar neste dia. “É importante ressaltar que o local entrará em funcionamento a partir do momento que a equipe da Central de Regulação de Leitos Hospitalares do Munícipio enxergar a necessidade de encaminhar pacientes ao Hospital de Campanha”.

A equipe da Central de Regulação, composta principalmente por médicos, é a responsável por realizar a avaliação do momento de abertura do equipamento e pelo encaminhamento dos pacientes. “Por isso, abriremos, de início, 20 leitos e aumentaremos esse número conforme a demanda de pacientes”, explica o secretário.


Porta fechada
Outro ponto que o município deixa claro é que, mesmo após a abertura do Hospital de Campanha, a população deverá continuar procurando atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande (UPA Samambaia, PS Quietude e Porta de Entrada do Irmã Dulce.

“Os hospitais de campanha vão funcionar no modelo operacional “porta fechada”, ou seja, eles receberão casos moderados de covid-19 encaminhados pelas unidades hospitalares. A população deverá continuar buscando atendimento nas Unidades de Saúde da Família (casos leves de síndromes respiratórias) e as unidades de Urgência e Emergência”, ressalta Nogueira.

Hospitais de Campanha
Ao todo, 188 leitos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi) já estão prontos para funcionar. Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos 188 leitos (100 no Falcão e 88 no Rodrigão) já foram instalados.

As duas unidades não terão portas abertas para o fluxo da população que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).

Os hospitais de campanha vão funcionar de acordo com o fluxo de internações dos casos moderados de coronavírus, o covid-19. Eles servirão de apoio ao Hospital Irmã Dulce e prontos-socorros, caso os leitos desses locais se esgotem.


Hospital para síndromes respiratórias
Já está em funcionamento, desde o início de abril, a unidade anexa ao pronto-socorro Quietude, que conta com uma estrutura diferenciada. O Hospital para atendimentos específicos de casos de síndromes gripais e respiratórias dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção. Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento.


Postos de Acolhimento
Os dois Postos de Acolhimento para casos suspeitos de Covid-19, montados na UPA Samambaia e na Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce estão em plena atividade desde o início de abril. Os pacientes passam por triagem nas duas estruturas montadas na frente das unidades e depois são encaminhados para os consultórios específicos relacionados à patologia constatada.

“Essas estruturas terão papel fundamental para evitar a chamada contaminação cruzada dentro das unidades. Os espaços estruturados beneficiam os pacientes e também os profissionais da Saúde que estão na linha de frente desses atendimentos. A Prefeitura de Praia Grande está trabalhando intensamente na prevenção e combate ao covid-19”, explica o secretário de Saúde Cleber Suckow Nogueira.


Central Telefônica
162 - Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-2281 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O novo serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Mais de quatro mil pessoas já foram atendidas desde o início dos trabalhos.

Por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio do coronavírus. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

UTI
O Hospital Municipal Irmã Dulce já finalizou as obras para abrigar 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). A maior parte dos equipamentos já chegou e os mesmo já foram instalados no local. Outros aparelhos que compõem a UTI são aguardados para os próximos dias.

Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos Adulto no Hospital Cada de Saúde que está credenciado junto à rede pública municipal de Saúde.

Essas medidas fazem parte do pacote de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande de enfrentamento ao Covid-19 (coronavírus).