PG faz 60 mil máscaras para famílias carentes e servidores da Cidade

Peças foram produzidas por voluntários, com doações de materiais

8/5/2020

A campanha de confecção de máscaras de tecido criada pelo Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande já alcança o dobro da expectativa. Há cerca de um mês, quando foi dado início ao movimento, a meta era confeccionar 30 mil máscaras, mas os números alcançaram o dobro disso. Na sexta-feira (8), foi realizada uma entrega simbólica de 60 mil máscaras de tecido.

Todos esses números só foram alcançados graças à participação de voluntários, que se ofereceram para ajudar a costurar as peças. Atualmente, são 130 pessoas costurando em casa e mais cinco no Fundo Social, cortando os tecidos, elásticos, montando os kits e também costurando peças.

Ao todo, foram doados mais de 26 km de elásticos, 2km de tecido e 900 km de linhas. Juntando todas a metragens daria para ir de Praia Grande até Brasília (DF). O material foi utilizado de forma a se aproveitar o máximo possível e assim a produção foi otimizada, alcançando as 60 mil peças.

Bárbara Clímaco Santos Santana é uma das voluntárias que estão produzindo máscaras. Ficou sabendo da campanha por meio da igreja que frequenta e decidiu ajudar. “Aceitei prontamente. Para mim é muito gratificante pode ajudar as pessoas. Especialmente numa situação como esta, que ainda não tem cura, temos que nos prevenir. Usar máscara salva”.

Taiza Kalina Pereira do Nascimento, também é voluntária, mas não tem máquina e usou as mãos para preparar as máscaras. “Acho muito importante essa ação de prevenção. Aos poucos, com muito carinho, fiz mais de 600 máscaras”.

O Fundo Social também recebeu doações de máscaras prontas. Cerca de 1.300 entregues pelos servidores da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) outras 3.700 de uma ação do secretário de Meio Ambiente da Cidade, além de diversas pessoas que também doaram máscaras já prontas ao Fundo Social.

A presidente do Fundo, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, explicou que a iniciativa começou numa live do prefeito da Cidade, que comentou com a população e os internautas aprovaram a iniciativa. “A partir daí começamos a receber doação, a receber ligações de pessoas interessadas em ajudar e a campanha foi crescendo cada vez mais. Estamos muito felizes com este resultado e se continuar desta forma, vamos conseguir produzir ainda mais”.

O prefeito Alberto Mourão destacou que outro grande ganho da campanha foi movimentar a sociedade, dar um exemplo de como cada um pode se mobilizar neste momento de pandemia mundial. “Fiquei muito satisfeito com a participação da sociedade. Sermos solidários com o ser humano é fundamental”.

Policiais militares, guardas civis municipais, agentes de trânsito e diversas outras categorias de servidores já receberam as máscaras de tecidos produzidas pelos 135 voluntários empenhados na campanha do Fundo Social de Solidariedade. As peças seguem uma padronização, com cores diferentes para cada setor.

Também estão sendo entregues os kits com máscaras prontas para os moradores carentes que estão retirando cestas básicas. Junto com as máscaras, a população recebe um panfleto informativo sobre o uso correto, o quanto ela pode prevenir a contaminação do vírus.

Mais de 25 mil máscaras já foram entregues para os servidores e população carente. Cerca de 30 mil estão em fase de confecção. Os números são atualizados diariamente.

Participe - No site da Cidade (www.praiagrande.sp.gov.br) é possível se cadastrar como voluntário para também ajudar na confecção de máscaras. Basta clicar no banner “cadastro de voluntários”, à direita da tela e preencher os dados. Não esqueça de marcar a ocupação como costureiro. Depois é só aguardar que um responsável entra em contato. O Fundo Social entrega os materiais e retira as máscaras prontas.

Para quem quiser doar materiais para a confecção das máscaras, o Fundo Social aceita tecidos à base de algodão, linha branca e elástico de 5mm ou 7mm.

Os materiais podem ser entregues diretamente no Fundo Social. O endereço é Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.