Dia Internacional do Enfermeiro: profissionais falam sobre medos e anseios

Data também comemora o Dia Mundial do Profissional de Saúde

12/5/2020

“Sou mãe, sou esposa, sou filha, sou irmã, sou tia. Sou enfermeira. E eu amo o que eu faço. Estou há dois meses sem ver meus familiares”. Essa é a primeira frase de Fabiana Lima Pereira, enfermeira do pronto-socorro Quietude sobre o dia Internacional do Enfermeiro e Dia Mundial do Profissional da Saúde (12 de maio).

Em plena pandemia por Covid-19 (Novo Coronavírus), Fabiana, que faz parte da equipe de 566 profissionais de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, conta sobre os anseios da categoria. “Tem sido muito difícil lidar com os medos e angústias dos profissionais que lidero e também com meus próprios medos”, desabafa.

Apesar dos sentimentos de preocupação e incerteza do futuro, a enfermeira relata sobre a força que encontra para trabalhar, apoiar os colegas e enfrentar a pandemia. “É o amor pela profissão que nos impulsiona a sair de casa, deixando os nossos (familiares) para cuidar do próximo e lutar contra um vírus que conhecemos tão pouco”.

Os profissionais da Atenção Básica também estão vivendo situações novas nesse período. “Eu amo minha profissão, esse momento está sendo muito complicado, mas é gratificante cuidar dos pacientes e ver a melhora deles. Ficar longe da família nesse período, é muito difícil, porém necessário. Desejo a todos os meus colegas um excelente Dia da Enfermagem”, comenta a enfermeira Thaís Pontes Menezes, profissional da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Santa Marina.

Apoio e Reconhecimento - O secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, explica que, devido à pandemia por Covid-19 não será possível realizar a Semana da Enfermagem, evento que todo ano oferece aos profissionais da área, palestras e atividades comemorativas. "Somos muito gratos a todos os profissionais de enfermagem e da saúde em geral, por tanta dedicação ao serviço público. Nesse período de pandemia, a entrega e sacrifício desses profissionais tem sido ainda maiores e merecem todo nosso reconhecimento por isso. Temos fé que no próximo ano, poderemos novamente estar juntos e comemorar esse dia tão especial”.

A coordenadora da enfermagem do Município, Elisabete Rosa Domingues, conta que, em 17 anos na área, nunca havia passado por nada parecido com esse período de pandemia. “Realmente são tempos difíceis, mas com certeza com união e garra, vamos passar por isso. Não podemos esquecer dos nossos técnicos e auxiliares que são nossos braços dentro das unidades de saúde. Desejo a todos um excelente dia do enfermeiro e estamos à disposição para ajudar no que for possível”.

O enfermeiro José Isaías, preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, também presta suas homenagens aos profissionais da área. “Estamos juntos no enfrentamento e combate à pandemia. Podem contar comigo. Nós estamos juntos e venceremos juntos. Sabemos que está difícil de ficar longe da família, de dar abraço, mas vamos vencer e tudo voltará à normalidade. Confiem”, disse.

Os números alcançados pela equipe de enfermagem de Praia Grande impressionam. De acordo com dados da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, os enfermeiros que fazem parte de Rede Municipal realizam cerca de 300 mil procedimentos por mês divididos entre Usafas, Unidades de Atenção Especializada, Pronto-Socorro, Unidades Assistenciais e Bases do Samu.