Educação Ambiental lança página voltada a Semana do Meio Ambiente

Conteúdo está disponível dentro do endereço eletrônico Cidadão PG

4/6/2020

Mesmo à distância, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Educação (Seduc) conscientiza os alunos sobre a preservação do meio ambiente. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (5), o DEA fez o lançamento de uma página dentro do site Cidadão PG. Neste espaço, foram publicados dois vídeos educativos feitos em parceria com a Subsecretaria de Comunicação Social que abordam sobre coleta seletiva e descarte correto dos lixos.

Para assisti-los, basta acessar o endereço eletrônico www.cidadaopg.sp.gov.br. Logo no topo do site aparece um banner com a descrição Semana do Meio Ambiente. Após clicar, abre a página onde estão publicados os arquivos. Um voltado para alunos da Educação Infantil que aborda a questão da separação do lixo úmido do limpo e outro que ensina aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre os Ecopontos e coleta seletiva existentes na Cidade.

Com objetivo de chamar a atenção das crianças de 4 a 6 anos, a Subsecretaria de Comunicação criou uma arte para o vídeo que destaca a questão da separação dos lixos. O curta traz como personagens duas crianças que são alunos de escolas municipais. Durante a conversa, os dois destacam a importância de não jogar lixo nas ruas, de fazer a divisão de lixos seco e úmido, bem como, o descarte correto dos resíduos.

O segundo vídeo, voltado para alunos do Fundamental e da EJA, explica como funcionam os Ecopontos espalhados pela Cidade, quais tipos de materiais podem ser descartados nestes locais e qual horário de funcionamento. Outro assunto abordado diz respeito ao serviço de coleta seletiva porta a porta que ocorre nos mesmos dias, porém momentos antes, da coleta domiciliar.

Antes do lançamento da página, as escolas municipais foram orientadas a incluir os dois vídeos como conteúdo pedagógico aos alunos durante as aulas online. Os dois materiais fizeram parte das atividades 5 e 6 publicadas na Plataforma Digital Educacional (PDE). Na EM Fued Temer, por exemplo, a assistente técnico pedagógico (ATP), Caroline Sati Muller, desenvolveu trabalho específico com alunos da unidade utilizando o conteúdo.

Além dos vídeos, o Departamento de Educação Ambiental fará a publicação de mais conteúdos educativos com objetivo de continuar a conscientizar as crianças sobre diferentes formas de preservar o meio ambiente. “Todos os anos trabalhamos a temática da Semana do Meio Ambiente com os alunos. Ano passado, inclusive, tornamos as crianças protagonistas ao participarem da Gincana Verde das Escolas Municipais”, destacou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.

“Porém vivemos um momento atípico, onde se faz necessário o distanciamento social em prol da saúde dos nossos alunos, professores e funcionários das unidades”, continuou a diretora do DEA. “ Entretanto, esse ato de conscientizar é um trabalho de formiguinha, que sempre precisamos voltar a tocar no assunto. Por isso, pensamos em uma divulgação online e esperamos atingir não só os alunos, como os pais e familiares”.