Mesatenistas treinam em casa durante o isolamento social

Atletas recebem orientações técnicas pelo whatsapp

18/6/2020

Durante este período de isolamento social, cerca de 20 integrantes das equipes feminina e masculina de tênis de mesa do polo de treinamento e desenvolvimento competitivo de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) estão se exercitando em casa. Os professores Marcelo Basso Fernandes e Arnaldo Bispo dos Santos Júnior têm produzido vídeos e planilhas de atividades para os atletas e compartilhado com eles por meio da plataforma de telefonia whatsapp.

“O foco principal é no treino físico e na motivação dos jogadores por que estamos vivenciando um momento bastante delicado”, destacou Fernandes. “A adaptação ao mundo digital não é fácil, principalmente por que todas sentem falta da mesa de jogo, da raquete e da bolinha. Quanto mais o tempo passa, mais creio que neste ano, retornaremos apenas aos treinos presenciais, sem competições”.

Os treinamentos presenciais das seleções praia-grandenses feminina e masculina de tênis de mesa ocorriam no Ginásio da SEEL (Bairro Tupiry) até 17 de março, quando as atividades foram suspensas (devido a pandemia do vírus covid-19). Mais de 30 atletas treinavam diariamente, nos períodos da manhã, tarde e noite. Neste ano, o técnico Arnaldo assumiu o comando da equipe masculina competitiva. Ele também realiza trabalho no Programa de Integração e Cidadania (PIC) e no Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), ambos mantidos pela Secretaria de Assisitência Social (SEAS).

“Tenho produzido material audiovisual com aulas teóricas, práticas básicas da modalidade e movimentação física”, informou Bispo. “É bastante complicado fazer treinamento técnico sem o acompanhamento presencial, então foco em outras atividades, mas sempre dentro do contexto do tênis de mesa. Iniciei o trabalho competitivo neste ano na SEEL e tenho buscado motivar os jogadores o tempo todo. É um momento no qual precisamos estar com a mente saudável e o esporte ajuda muito neste sentido”.

Vale frisar que em 2019, as meninas do tênis de mesa praia-grandense foram medalha de bronze nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região (evento sub-20) - e sextas colocadas nos Jogos da Juventude (sub-18). Já o time masculino local terminou em quarto lugar nos Jogos Regionais e em 10º nos Jogos Abertos do Interior (na categoria idade livre). A turma feminina da melhor idade (mais de 69 anos), obteve a sexta posição na fase classificatória dos Jogos Regionais do Idoso.