Ações nas praias da Cidade acontecem diariamente para conscientizar população

Trabalho tem objetivo de orientar a respeito de restrições de acesso

18/6/2020

Desde o dia 20 de março, quando foi publicado o decreto que restringe o acesso de pessoas na faixa de areia e no mar em Praia Grande em razão da pandemia de Covid-19, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Trânsito (Setran) realizam diariamente ações de orientação sobre as medidas de prevenção. Atualmente, apenas o mar está liberado para a prática de esportes individuais, como surfe e stand up paddle, em horário específico: das 5 às 8 horas.

O trabalho é integrado. A partir das 6 horas da manhã, as equipes da GCM que fazem patrulhamento pelo calçadão com os carros elétricos já iniciam a orientação às pessoas que eventualmente pretendam entrar na faixa de areia. Já a partir das 8 horas, as equipes da Guarda Costeira fazem uma varredura nos pontos com maior concentração de surfistas para garantir que todos os praticantes da atividade deixem o mar. Posteriormente, ainda na parte da manhã, uma verdadeira força-tarefa é realizada com apoio das equipes de Trânsito, percorrendo toda a faixa de extensão da praia, entre os bairros Solemar e Canto do Forte. No período da tarde, as equipes repetem a ação preventiva.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, o objetivo destas ações é orientar as pessoas que eventualmente desconheçam as regras em vigor na Cidade ou até mesmo turistas. “Diariamente, cerca de 100 a 200 pessoas são orientadas. É um trabalho constante. Aos finais de semana, infelizmente, esse número aumenta consideravelmente, mas nossas equipes estão lá para fazer a orientação e informar as pessoas sobre as restrições”.

No calçadão são permitidas atividades como caminhada e corrida, desde que realizadas individualmente ou com o devido distanciamento de 2 metros, sempre com a utilização de máscaras de proteção.

É importante lembrar que em Praia Grande a tecnologia tem sido uma forte aliada das ações de combate ao coronavírus no que se refere à fiscalização das praias. Isso porque a Cidade conta também com 12 alto-falantes e 12 câmeras de vigilância espalhados pela orla, na direção da faixa de areia. Os alto-falantes reproduzem mensagens auditivas de alerta, pedindo que o banhista não fique na praia, e as câmeras auxiliam na identificação de grupos de banhistas, facilitando e agilizando a ação das outras equipes, caso seja necessário.

As câmeras podem ser operadas tanto pelos guarda-vidas quanto pelos guardas municipais que ficam de plantão no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).